Você tem o costume de dar carne crua ao seu cão ou gato? Muitas pessoas fazem isso, pois acreditam que, como carnes cruas não possuem temperos, podem fazer ‘menos’ mal aos animais. Entretanto, um estudo publicado na última semana na revista especializada “Veterinary Record”, isso está bem longe de ser verdade.
De acordo com os pesquisadores, 80% dos alimentos crus analisados possuíam a bactéria Escherichia coli. O estudo foi realizado através de trinta e cinco amostras, de oito marcas diferentes, de comida crua industrializada destinada a animais.
Embora a pesquisa tenha focado na Holanda, os resultados podem ser o mesmo em outros países. No Brasil, por exemplo, é comum que os donos deem aos animais pedaços de carne e ossos. Entretanto, não há pesquisas que comprovem que a carne crua é saudável. “Por outro lado, várias publicações reportaram riscos associados com a alimentação crua, incluindo casos de hipertireoidismo e lesões como perfuração gastrointestinal e fraturas dos dentes”, dizem os autores na publicação.
De acordo com o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária, Josélio de Andrade Moura, é imprescindível saber se a carne que o animal irá consumir possui contaminação por bactéria, larva ou algum outro agente patológico. No entanto, isso não é algo fácil de saber no dia a dia.
