Conecte-se conosco

Ciência e saúde

Medica afirma que com três ingredientes você tem a melhor receita para prevenir o câncer

Publicado

em

Prevenção do Câncer

Durante o período em que sua mãe teve câncer, a médica norte-americana Carolyn Anderson concentrou boa parte de seu tempo investigando a doença. E após incansáveis pesquisas, mesmo tendo em mente que qualquer um de nós estamos sujeitos a sofrer com grave doença, a doutora acredita que uma receita caseira pode contribuir fortemente com a prevenção.

Para a especialista, a cúrcuma (ou açafrão-da-terra) se apresenta como uma forte aliada para diminuir o risco da doença. De acordo com ela, os indianos, que são os principais consumidores da especiaria, tem taxas muito baixas de câncer. Em sua pesquisa alguns dados importantes foram descobertos ao comparar a indianos e americanos.

  • Mulheres indianas têm cinco vezes menos câncer que as mulheres americanas;
  • Indianos têm oito vezes menos câncer de pulmão que os americanos;
  • Indianos têm nove vezes câncer de cólon que os americanos;
  • A população da Índia sofre cinco vezes menos com o câncer de próstata em relação aos americanos.

E um fator bastante curioso é que indianos estão mais expostos a agentes cancerígenos do que os americanos. Para a médica, a cúrcuma, que conta com poderosa ação anti-inflamatória, contribui fortemente com os números. Estudos revelam que uma das substâncias da planta, a curcumina, inibe o desenvolvimento de vários tipos de câncer.

Uma experiência realizada com ratos em 2015 mostrou que a curcumina reduziu significativamente a disseminação de metástases, o que contribui para que a quimioterapia ofereça melhores resultados ao paciente.

A médica indica, inclusive, uma receita que pode potencializar ainda mais os efeitos da cúrcuma.

Foto: Reprodução

Ingredientes
  • 1/4 de colher (chá) de cúrcuma em pó;
  • 1/2 colher (chá) de azeite de oliva;
  • Uma pitada de pimenta-do-reino moída na hora.
Modo de preparo
  • Sem que haja qualquer segredo, basta colocar os três ingredientes em um recipiente e misturá-los bem.
Como consumir

A regra principal é que você nunca superaqueça a mistura. Acrescente-a em pratos como sopas e saladas e sempre a adicione após o cozimento (não durante). Você também pode misturar com um pouco de água e beber. O ideal é que você faça o consumo diariamente.

Mas, lembre-se, apesar das propriedades benéficas dos ingredientes, não deixe de procurar um médico caso você note algum sintoma ou problema em seu organismo. A cúrcuma contribui com a prevenção, mas não zera o risco.

Anúncios

Ciência e saúde

Conheça Mabel, a irmã de apenas 2 anos salvou a vida de irmã mais velha!

Publicado

em

Ruby Leaning, uma inglesa de apenas 6 anos, foi encaminhada para o Hospital Infantil de Sheffield, na mesma onde foi diagnosticada com um câncer raro no sangue após desmaiar na escola.

Ruby Leaning, de dez anos, foi diagnosticada com leucemia linfoblástica aguda depois de desmaiar no parquinho da escola em Grimsby, Lincolnshire.

De partir o coração

A jovem precisava urgentemente de um transplante de medula óssea e após uma série de exames, descobriu-se que sua irmã mais nova, Mabel, de cinco anos, era uma combinação perfeita.

Amanda, avó de Ruby, estava no quarto do hospital com a mãe de Ruby, Rebecca, quando a jovem foi diagnosticada, o que ela descreveu como “de partir o coração”.

Ela disse: ‘É o pesadelo de todos os pais e avós.

A irmã mais amada do mundo!

Mabel tinha apenas dois anos quando salvou a vida da irmã, por isso Amanda diz que “realmente não entende” o significado de suas ações no momento.

Anúncios

Mas ela brincou dizendo que Mabel ‘fará Ruby pagar’ e ‘pedirá seus sapatos emprestados’ em troca quando for mais velha.

Então, em 2022 que Ruby tocou a campainha para declarar que estava livre do câncer. Agora está “se sentindo muito bem” e voltou ao normal.

Segundo a avó, Ruby está indo muito bem – ela só faz um check-up por ano e parou de tomar mais alguns medicamentos.

Amanda Fawcett, Laura Leaning, Ruby Leaning e Mabel Leaning. Amanda diz que Ruby agora está 'fantástica'

Hoje, ela é uma menina de dez anos feliz, normal e saudável que adora nadar, dançar e ter aulas de piano. Ela está simplesmente fantástica.

Retribuindo o bem

A avó das meninas, Amanda, diz que elas são ‘tão próximas’ e têm um ‘ótimo relacionamento’

Nicola Brown, funcionária administrativa do PACT, diz que foi um “prazer absoluto” apoiar Ruby em sua jornada contra o câncer.

Anúncios

Hoje, Amanda sé co-anfitriã da noite de arrecadação de fundos para a instituição de caridade e a National Autistic Society no The Hainton Club em Grimsby, Lincolnshire, em 10 de maio.

Fonte

Continue lendo

Ciência e saúde

Exoesqueleto brasileiro é criado para prevenir a fadiga muscular em trabalhadores

Publicado

em

Imagine um exoesqueleto que ajuda a prevenir a fadiga muscular em trabalhadores. O projeto existe e está sendo desenvolvido por pesquisadores brasileiros do Laboratório de Telecomunicações (Labtel) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

O aparelho oferece mais mobilidade, previne de lesões e também evita movimentos repetitivos. O paciente vai poder vesti-lo como uma armadura, o que vai fornecer apoio e força.

A ideia é que a ferramenta seja um suporte para medir o grau de força que o usuário vai fazer. Ele pode monitorar a atividade física realizada, e oferecer insights valiosos para otimizar o desempenho e garantir a segurança do usuário.

Reduzir lesões relacionadas ao trabalho

O exoesqueleto desenvolvido pelo Labtel tem o potencial de ser uma ferramenta crucial para reduzir lesões relacionadas ao trabalho.

Tarefas repetitivas estão diretamente ligadas a doenças musculoesqueléticas, o que leva muitos trabalhadores a se afastarem dos empregos.

Anúncios

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 60 mil casos de lesões por esforços repetitivos são registrados anualmente.

Fonte

Continue lendo

Ciência e saúde

Pílula experimental reverte leucemia e salva vida de homem à beira da morte.

Publicado

em

O ex-gerente de bar, Joe Murphy, de Hulme, Grande Manchester, foi diagnosticado com uma forma agressiva de leucemia linfocítica crônica (LLC) em 2015. Recentemente o câncer se espalhou para o líquido espinhal e o cérebro.

Mas, sua história mudou, graças a uma pílula experimental que foi descrita como “como algo saído de um filme de ficção científica”.

Para pacientes que lutam contra câncer incurável de leucemia no sangue, a pílula é uma tábua de salvação.

Outro paciente de 59 anos, que tinha esgotado as opções de tratamento e tinha apenas alguns meses de vida, viu seu câncer praticamente desaparecer depois que ele começou a tomar os comprimidos.

Joe, foi apenas o segundo paciente no mundo a quem foi oferecido o tratamento na The Christie NHS Foundation Trust. Em declaração ele diz que isso o trouxe “de volta do abismo”.

Anúncios

Fonte

Continue lendo

Destaques