Conecte-se conosco

A Boa do Dia

Quatro coisas incríveis que acontecem no oceano a noite

Publicado

em

O oceano ainda é um ambiente muito desconhecido pelo homem. A sua grande extensão e profundidade, abrigando milhares de seres um mais diferente do outro, fazem com que ele ainda seja um grande mistério a ser desvendado. A noite então ele se torna ainda mais curioso com inúmeros fenômenos que só podem ser observados em alguns lugares do planeta.

A BBC listou quatro coisas incríveis que ocorrem no oceano a noite. Desde luzes mágicas que aparacem na beira do mar até animais com suas peculiaridades extraordinárias, o que vemos ao anoitecer é um verdadeiro espetáculo que só em alguns lugares do mundo é possível apreciar.

Veja as quatro coisas maravilhosas que acontecem no oceano durante a noite.

1. Bioluminescência faz o mar brilhar 

Um ser conhecido como dinoflagelados é capaz de proporcionar um espetáculo à beira mar. O luar desencadeia a maior orgia do mundo em que criaturas estranhas emergem das profundezas para procriar. Dinoflagelados emitem luz azul quando perturbados, e é por isso que eles podem ser vistos brilhando sobre as cristas de ondas.

Anúncios

Dessa forma são formadas as chamadas baías bioluminescentes, que podem ser vistas na Jamaica e em Porto Rico. Esses seres quase microscópicos fazem um verdadeiro show de luzes ao anoitecer.

Dinoflagelados dão show de luzes à beira mar ao anoitecer.

 

2. Animais que brilham no escuro

A bioluminescência, a emissão de luz visível por um organismo como resultado de uma reação química natural, é comum entre a vida marinha, como peixes, lulas e moluscos. No mar profundo, a maioria das espécies são bioluminescentes, onde é a principal fonte de luz. 

Camuflagem, defesa e predação estão entre a variedade de razões que os peixes são pensados ​​para emitir luz. Um exemplo são as lulas bobtail que têm uma maneira engenhosa de usar luzes. Estes animais noturnos têm uma relação mutuamente benéfica com as bactérias luminescentes que vivem em seu corpo. À noite, as lulas controlam a intensidade desta luz para combinar com a luz da lua e podem  assim reduzir sua silhueta para se camuflarem dos

As lulas bobtail são animais marinhos bioluminescentes que utilizam isso para se alimentar e se proteger de predadores.

 

3. Noite amor na Barreira de corais da Austrália

Não há nada mais romântico do que uma noite iluminada pela lua, especialmente se você é um coral na Grande Barreira de Corais da Austrália. Uma noite por ano na primavera, a maior orgia da Terra é desencadeada pela luz lunar. Mais de 130 espécies de corais liberam simultaneamente seus ovos e esperma na água durante uma janela de apenas 30-60 minutos.

Este evento de geração de massa pode ser o exemplo mais extraordinário de comportamento sincronizado no mundo natural. Quando os gametas – ovos e células de esperma – são liberados, passam por um momento, formando uma réplica fantasmagórica da forma do recife, antes de se dispersar em uma tempestade de neve subaquática à medida que o esperma fertiliza os ovos.

Anúncios

O fenômeno de procriação acontece na Grande Barreira de Corais da Austrália.

 

4. Animais estranhos sobem para a superfície todas as noites

Sob a cobertura da escuridão, as criaturas raramente vistas migram para a superfície do oceano para se alimentar. A lula Humboldt, também conhecida como a lula jumbo, é um dos animais marinhos mais atraentes que você pode ver espreitando nas águas superficiais.

Lula Humboldt é uma das milhares espécies de animais que sobem para a superfície em busca de alimentos.

Esse fenômeno conhecido como migração vertical é muito comum no oceano. Milhares de espécies deixam as profundezas e sobe para a superfície em busca de alimentos, como os plânctons. 

Fonte: BBC

 

 

 

Anúncios

A Boa do Dia

Locadora e Instituto Mano Down, criam Autoescola Xtraordinária para pessoas com Síndrome de Down.

Publicado

em

Você sabia que, dos 74 milhões de motoristas no Brasil, apenas 2 têm síndrome de Down? Foi essa estatística que uniu uma locador de veículos e o Instituto Mano Down. O objetivo é mudar esse cenário e para isso eles criaram a Autoescola Xtraordinária.

O projeto começou há um ano e foi criado para mostrar que pessoas com deficiências intelectuais podem, sim, assumir o volante

Caio, de 20 anos, é um dos beneficiários do projeto Autoescola Xtraordinária.

O Caio tem síndrome de Down, já passou no teste psicotécnico e, recentemente, começou as aulas de legislação: “Eu tenho a vontade de tirar a CNH há muito tempo. Meu objetivo é poder viver de forma independente, e ter a CNH é essencial para alcançar essa meta. É isso que almejo para o meu futuro, ter controle sobre minha vida”.

Anúncios

Além de custear a emissão de 30 CNHs, a Localiza e o Instituto Mano Down trabalharam na capacitação de autoescolas interessadas em embarcar nessa jornada de inclusão e diversidade no trânsito.

Fonte

Continue lendo

A Boa do Dia

Menina brasileira de 11 anos cria fábrica de chocolate com cacau produzido pela família

Publicado

em

A menina Júlia, de 11 anos, transformou a plantação de cacau da família em uma grande fábrica de chocolate.

A história da baiana começou quando ela tinha apenas 7 anos. Júlia representa a quarta geração de cacauicultores e herdou a paixão pelo fruto logo cedo.

Depois de experimentar o chocolate que os clientes do pai faziam, ela teve uma ideia: “pai, por que a gente não pode também fazer chocolate com ele”?, indagou. O que era brincadeira, virou um negócio e a garotinha tem hoje sua “fantástica fábrica de chocolate da Júlia”.

Família do cacau

Anúncios

Lucas Arléo e Julianna Alves Torres, são os produtores do cacau e pais de Júlia.

A família vive da plantação do fruto, até que a filha mudou os rumos do negócio.

Quando os produtos de chocolate da região, de Ilhéus, compravam o cacau da família para produzir chocolate, Júlia também quis fazer o mesmo.

Assim que sugeriu para os pais, a família logo topou!

Plano de trabalho

Na época, Júlia tinha 7 anos e a idade não a impediu de montar um plano para os negócios.

Anúncios

“E aí ela já veio com um plano de trabalho escrito por ela. Lógico que para uma criança de 7 anos”, contou a mãe.

Primeiro máquina no aniversário

Aos 8 anos, ela não tinha tirado a ideia da cabeça. Como presente de aniversário, pediu logo uma máquina de fazer chocolate.

“A gente começou a brincar e fazer chocolate na cozinha da nossa casa”, disse a menina.

A brincadeira foi evoluindo e os chocolates feitos por Júlia se tornaram um novo ramo do negócio da família.

Fantástica fábrica da Júlia

Aos poucos, a família foi expandindo o maquinário e a produção não parou mais.

Anúncios

Três anos depois da primeira máquina, foi preciso comprar mais equipamentos e se estruturar.

Para o pai da menina, a ideia de Júlia foi uma virada nos negócios da família.

“É sem dúvida uma virada de página. É uma outra visão do negócio com o cacau. Então a gente deixa de ser somente produtor da matéria-prima e passa a vender também um produto acabado, que é o chocolate”, afirmou.

E ela é a provadora oficial! Sempre supervisionando e, comendo as delícias produzidas pela família. Foto: Globo Repórter.

E ela é a provadora oficial! Sempre supervisionando e, comendo as delícias produzidas pela família. Foto: Globo Repórter.

Fonte

Anúncios

Continue lendo

A Boa do Dia

Professor com câncer recebe homenagem de alunos com fanfarra e emociona a todos

Publicado

em

Alunos de um colégio particular do Distrito Federal decidiram fazer uma homenagem ao maestro e professor Sherlio Cabral Moreira, 48 anos, e levaram a fanfarra da escola até a casa dele. (Assista ao vídeo abaixo) 

No final de 2023, ele descobriu um câncer no intestino e teve que se afastar dos ensaios para seguir com o tratamento. Quando viu a surpresa, o regente não conseguiu segurar as lágrimas… foi uma emoção só! 

O professor já trabalha na escola há 16 anos e é muito querido por todos. “Tio Sherlio é um amor em pessoa! Ele é simples e humilde, além de ser muito responsável e carinhoso com todos”, disse a diretora Priscila Madureira de Oliveira ao Só Notícia Boa. 

Fonte

Anúncios

Continue lendo

Destaques