A Boa do Dia

Quatro coisas incríveis que acontecem no oceano a noite

Publicado

em

O oceano ainda é um ambiente muito desconhecido pelo homem. A sua grande extensão e profundidade, abrigando milhares de seres um mais diferente do outro, fazem com que ele ainda seja um grande mistério a ser desvendado. A noite então ele se torna ainda mais curioso com inúmeros fenômenos que só podem ser observados em alguns lugares do planeta.

A BBC listou quatro coisas incríveis que ocorrem no oceano a noite. Desde luzes mágicas que aparacem na beira do mar até animais com suas peculiaridades extraordinárias, o que vemos ao anoitecer é um verdadeiro espetáculo que só em alguns lugares do mundo é possível apreciar.

Veja as quatro coisas maravilhosas que acontecem no oceano durante a noite.

1. Bioluminescência faz o mar brilhar 

Um ser conhecido como dinoflagelados é capaz de proporcionar um espetáculo à beira mar. O luar desencadeia a maior orgia do mundo em que criaturas estranhas emergem das profundezas para procriar. Dinoflagelados emitem luz azul quando perturbados, e é por isso que eles podem ser vistos brilhando sobre as cristas de ondas.

Dessa forma são formadas as chamadas baías bioluminescentes, que podem ser vistas na Jamaica e em Porto Rico. Esses seres quase microscópicos fazem um verdadeiro show de luzes ao anoitecer.

Anúncios

Dinoflagelados dão show de luzes à beira mar ao anoitecer.

 

2. Animais que brilham no escuro

A bioluminescência, a emissão de luz visível por um organismo como resultado de uma reação química natural, é comum entre a vida marinha, como peixes, lulas e moluscos. No mar profundo, a maioria das espécies são bioluminescentes, onde é a principal fonte de luz. 

Camuflagem, defesa e predação estão entre a variedade de razões que os peixes são pensados ​​para emitir luz. Um exemplo são as lulas bobtail que têm uma maneira engenhosa de usar luzes. Estes animais noturnos têm uma relação mutuamente benéfica com as bactérias luminescentes que vivem em seu corpo. À noite, as lulas controlam a intensidade desta luz para combinar com a luz da lua e podem  assim reduzir sua silhueta para se camuflarem dos

As lulas bobtail são animais marinhos bioluminescentes que utilizam isso para se alimentar e se proteger de predadores.

 

3. Noite amor na Barreira de corais da Austrália

Não há nada mais romântico do que uma noite iluminada pela lua, especialmente se você é um coral na Grande Barreira de Corais da Austrália. Uma noite por ano na primavera, a maior orgia da Terra é desencadeada pela luz lunar. Mais de 130 espécies de corais liberam simultaneamente seus ovos e esperma na água durante uma janela de apenas 30-60 minutos.

Este evento de geração de massa pode ser o exemplo mais extraordinário de comportamento sincronizado no mundo natural. Quando os gametas – ovos e células de esperma – são liberados, passam por um momento, formando uma réplica fantasmagórica da forma do recife, antes de se dispersar em uma tempestade de neve subaquática à medida que o esperma fertiliza os ovos.

O fenômeno de procriação acontece na Grande Barreira de Corais da Austrália.

 

4. Animais estranhos sobem para a superfície todas as noites

Sob a cobertura da escuridão, as criaturas raramente vistas migram para a superfície do oceano para se alimentar. A lula Humboldt, também conhecida como a lula jumbo, é um dos animais marinhos mais atraentes que você pode ver espreitando nas águas superficiais.

Anúncios

Lula Humboldt é uma das milhares espécies de animais que sobem para a superfície em busca de alimentos.

Esse fenômeno conhecido como migração vertical é muito comum no oceano. Milhares de espécies deixam as profundezas e sobe para a superfície em busca de alimentos, como os plânctons. 

Fonte: BBC

 

 

 

Anúncios

Destaques

Sair da versão mobile