Uma equipe de cientistas chineses descobriu um buraco gigante e dentro dele uma floresta intacta.

Uma equipe especializada fez rapel no buraco e descobriram que existem três entradas de cavernas no abismo, árvores antigas de 40 metros de altura, estendendo seus galhos em direção à luz do sol que penetra o local.
“Esta é uma notícia legal”, disse o especialista internacional em cavernas, George Veni, do Instituto nacional de Pesquisa de Cavernas e Carstico (NCKRI) nos EUA . Ele também explicou que a descoberta foi possível porque na China existem as paisagens chamadas cársticas que são formadas principalmente pela dissolução do leito rochoso, onde a água da chuva, é ligeiramente ácida. Essa água flui através de rachaduras no leito, transformando-as lentamente em túneis. Com o tempo, se uma câmara da caverna ficar grande o suficiente, o teto pode desmoronar gradualmente, abrindo enormes buracos.
A nova descoberta ocorreu na Região Autônoma de Guangxi Zhuang, perto da vila de Ping’e, no condado de Leye.

Por que os sumidouros são importantes
Os sumidouros e as cavernas não só oferecem refúgio para a vida, como também conduzem a aquíferos, ou depósitos profundos de água subterrânea. Os aquíferos cársticos fornecem a única ou principal fonte de água para 700 milhões de pessoas em todo o mundo.
Fonte: Live Science