Porque se preocupar com a pneumonia? Conheça os sintomas da doença que faz duas vítimas por minuto


Sintomas da pneumonia muitas vezes são ignorados e confundidos com os da febre.
PUBLICIDADE

A pneumonia é uma doença que mata milhares de crianças todos anos no Brasil. Duas crianças morrem de pneumonia a cada minuto ao redor do mundo segundo dados da Save The Children. A organização também revelou que a faixa etária que vai dos cinco anos para baixo é a mais atingida pelo mal. Isso ocorre devido ao fato de que crianças nessa idade ainda estão em processo de formação do organismo. Assim o corpo ainda não está tão preparado para receber possíveis “invasores”.

Os riscos de morte aumentam para crianças de classes mais baixas, pois a falta de estrutura contribui para que ela fique mais vulnerável aos perigos e não tenha acesso a uma rede de saúde pública de qualidade.

PUBLICIDADE

Esses dados alarmantes ressaltam também a desatenção dos pais para com os sintomas apresentados pelos filhos. A pneumonia na maioria dos casos é confundida com doenças como a gripe devido aos sintomas muito similares. Entretanto se não diagnosticada cedo, a pneumonia pode acarretar consequências gravíssimas, até a morte.

A confusão feita entre as duas doenças faz com que a pneumonia seja tratada de forma mais negligente, sendo um dos motivos dos altos índices de mortalidade. Pensando nisso, decidimos separar os principais sintomas da doença, para que não existam dúvidas na hora que surgir os primeiros sintomas.

Veja a lista com os principais sintomas da pneumonia:
  1. Febre alta
  2. Estado de fraqueza e cansaço constante
  3. Falta de ar
  4. Dor no tórax
  5. Confusão mental
  6. Tosse com secreção amarelada
  7. Alterações de pressão arterial

Assim que você notar qualquer uma desses sintomas com as crianças, corra já para um médico. Quanto mais cedo for diagnosticada, mais será a recuperação. Isso não vale só para crianças, os adultos também, devem tomar cuidado. Especialmente aqueles que já sofrem com alguma outra doença e não possui uma boa imunidade.

Fonte: BBC 

POSTS PATROCINADOS