Conecte-se conosco

Natureza Incrível

Parques de preservação para curtir a natureza no Brasil

Publicado

em

Praticamente todos os parques nacionais são administrados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Onze deles estão listados como Patrimônio Mundial da UNESCO e três como Reservas da Biosfera pela UNESCO. Conheça aqui, algumas destas impressionantes unidades de conservação ambiental.

Parque Nacional de Itatiaia

Detentor do título de mais antigo do Brasil, o Parque Nacional do Itatiaia foi criado em 1937. A área localizada entre a Serra da Mantiqueira, no Rio de Janeiro, sudeste do país, é um lugar repleto de paisagens em uma impressionante gama de altitudes. A elevação variável do parque permite todos os tipos de ambientes e paisagens, incluindo floresta tropical, prados alpinos, lagos e rios. A reserva também oferece um dos pontos mais altos de todo o Brasil com o Pico das Agulhas Negras. As atividades populares incluem trekking, montanhismo e observação de pássaros.

Parque Nacional Marinho dos Abrolhos

Primeiro parque nacional marinho do Brasil, o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, no sul da Bahia, foi criado em 1983. O arquipélago é famoso pelo espetáculo das baleias-jubarte, que retornam às suas águas para se reproduzirem todos os anos, entre junho e novembro. Com mais de 87.000 hectares de área, Abrolhos abriga, além das baleias, cerca de 1.300 espécies marinhas, de corais e peixes a aves e tartarugas. É possível visitar o parque em passeios de barco, sobretudo no período de avistamento das baleias, e também praticar mergulho em áreas autorizadas.

Parque Nacional da Chapada Diamantina

Situado no leste do estado da Bahia, o Parque Nacional da Chapada Diamantina abriga uma esplêndida variedade de paisagens. Montanhas, planaltos e cachoeiras fazem parte do cenário, mas são as formações rochosas da Chapada Diamantina que a destacam. O parque possui algumas cavernas magníficas com guias para visitação, como a Gruta da Pratinha e a Gruta do Lapão, além de belos rios subterrâneos de águas transparentes.

Parque Nacional do Pantanal Matogrossense

Localizado no oeste do Brasil, entre os estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, já fronteira com a Bolívia, o Parque Nacional do Pantanal Matogrossense abrange uma parte da Reserva da Biosfera do Pantanal, que é a maior zona úmida tropical do mundo, oferecendo mais uma paisagem diferente constituída principalmente por savana estépica. Durante a estação chuvosa, cerca de 80% do parque e planícies de inundação mais amplas ficam submersas, permitindo grande biodiversidade em sua vida vegetal aquática local e alimentando uma notável variedade de fauna, com jacarés, onças, ariranhas e muitos pássaros.

Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha

O Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, arquipélago situado a 200 milhas da costa de Pernambuco, reúne uma coleção de ilhas vulcânicas extremamente bem protegidas. Nas águas ao redor de Noronha é possível visualizar todos os tipos de vida marinha, de tubarões e golfinhos a tartarugas e corais, tornando-se um deleite para os amantes de mergulho. As ilhas também possuem algumas lindas praias intocadas e mirantes para contemplação da fauna e flora da região. Também estão disponíveis passeios de barco.

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Ocupando mais de 240 mil hectares no estado de Goiás, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros abriga espécies vegetais únicas, ruínas de antigos garimpos, centenas de nascentes e cursos d’água e formações rochosas com mais de 1 bilhão de anos, um conjunto que lhe valeu o título de Patrimônio Natural da Humanidade, conferido pela Unesco em 2001. Existem circuitos pré-definidos dentro do parque para trilhas, com os mais variados níveis de dificuldade, sendo o da Trilha da Seriema o mais fácil e a Trilha dos Saltos, de nível mais pesado. Este último leva ao mirante do Salto do Rio Preto, queda d’água de 120 metros de altura que é um dos mais conhecidos cartões-postais da Chapada dos Veadeiros.

Fonte

Natureza Incrível

11 acres de telhados verdes capturando água da chuva em Amsterdã, prevenindo inundações.

Publicado

em

Os telhados de Amesterdão acabaram de ser convertidos numa esponja gigante que tornará a cidade mais resistente ao clima.

Os holandeses sempre foram famosos pela sua capacidade de controlar a água, nascida da necessidade da sua terra natal, grande parte da qual está abaixo do nível do mar.

Agora, suas habilidades especializadas em gestão de recursos hídricos estão transformando o horizonte da cidade capital, Amsterdã, de ladrilhos de terracota, concreto e telhas em grama verde e terra marrom.

Faz parte de uma nova tendência de resiliência climática na arquitetura e no planejamento cívico conhecida como “conceito de cidade esponja”, em que um jardim de plantas, musgos e solo que gostam de água absorve o excesso de água da chuva antes de alimentá-la no edifício para uso na descarga. banheiros ou regar plantas no chão.

Se houver previsão de chuvas fortes, um sistema de válvula inteligente esvazia a água da chuva armazenada nos bueiros e esgotos municipais antes do tempo, permitindo que o telhado absorva a água e reduza as inundações na cidade.

Anúncios

Desta forma, os telhados dos edifícios podem ser espremidos e preenchidos como uma esponja.

Em Amesterdão, 45 mil metros quadrados, ou 11 acres de telhados metropolitanos planos, já foram equipados com estes sistemas, e as empresas contratantes por detrás da tecnologia dizem que fazem sentido tanto em climas secos como Espanha como em climas húmidos como Amesterdão.

Fonte

Continue lendo

Ciência e saúde

Açafrão: o melhor anti-inflamatório natural do mundo!

Publicado

em

O açafrão (cúrcuma) é simplesmente um dos compostos terapêuticos naturais mais incríveis conhecidos nos alimentos. Uma raiz que tem sido investigada pelos seus efeitos em tudo, desde cancro a doenças auto-imunes.

Seu efeito

Por mais estranho que possa parecer, este tubérculo também pode ser benéfico na prevenção da degeneração do tecido ósseo e das articulações relacionada com a idade. Ele age na estimulação da formação e atividade dos osteoblastos e da inibição dos osteoclastos.

Osteopenia

Mais de metade das mulheres idosas têm osteopenia e quase 37% dos adultos norte-americanos têm osteoartrite, tornando urgentemente necessários compostos naturais fáceis de tomar para resolver o fenómeno.

Dosagem

Alguns estudos demonstraram que os humanos podem tolerar até 8 gramas (8.000 mg) de curcumina por dia sem problemas. esse número está muito acima dos níveis comumente observados em suplementos comerciais.

Fonte

Anúncios
Continue lendo

Natureza Incrível

Homem cura Raposa e ela passa a acompanhá-lo diariamente em suas caminhadas.

Publicado

em

Um fã da vida selvagem iniciou uma amizade extraordinária com uma jovem raposa depois de perceber que ela estava doente.

Bob Dunlop percebeu que a raposa havia desenvolvido sarna na cauda depois de espionar sua falta de cabelo em câmeras de vida selvagem instaladas perto de sua casa em Littleport, Cambridgeshire.

O homem de 69 anos descobriu onde ficava a toca do animal e começou a tratar o filhote alimentando-o com pão e um remédio homeopático recomendado por um especialista em vida selvagem.

A sua amizade calorosa floresceu quando o jovem filhote começou a cumprimentar o Sr. Dunlop nas suas caminhadas diárias pela floresta inglesa.

Dunlop disse que sabe que deve deixá-la voltar à vida selvagem e está lentamente reduzindo o tempo que visita – e já parou de alimentá-la.

Anúncios

“Ela é um animal tão especial que será difícil deixá-la ir.”

Fonte

Continue lendo

Destaques