Nos dias de hoje, é quase impossível imaginar uma cidade que não produza lixo, não é mesmo?
Consome-se muito e como consequência disso, produz-se muito lixo. Porém, é incrível saber que no Japão há muitas cidades que são praticamente limpas, pois transformam o lixo produzido em energia.
Por lá, espalham-se usinas de tratamento de lixo pelo país e são responsáveis por incinerar aproximadamente 400 toneladas de lixo por dia. Apenas 4% desse material não é aproveitado. Nestas usinas não há depósitos abertos ou lixões e tudo já vem separado pelos moradores, como lixo orgânico ou reciclável.
Após o descarregamento do material, um operador carrega remotamente o lixo até um incinerador que queima o lixo por uma hora, à temperatura de 1.800 graus centígrados. De lá, a eletricidade produzida pode alimentar até 10 mil casas e o material excedente é utilizado para asfaltar ruas. Incrível né?
Os japoneses colocaram filtros poderosos nas chaminés, já que a queima do lixo pode ser muito perigosa.
Além da usina, em um prédio ao lado, há um centro social para os moradores locais. Ali, tudo funciona a partir da energia gerada do lixo. O custo total dessa usina, considerando a área de lazer é de R$800 milhões. Achou muito caro? Nem tanto se considerarmos o quão danoso é para o meio ambiente em longo prazo.
Estamos na torcida para que essa ideia seja adotada em muitos países em um futuro bem próximo.
Por Denise HsuFotos: G1, Bom Dia Brasil