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Ciência e saúde

Câncer de intestino: como verificar seu cocô

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Dame Deborah James, que morreu de câncer de intestino aos 40 anos, disse a todos para verificar seu cocô como parte de sua campanha para aumentar a conscientização sobre a doença.

Como identificar o câncer de intestino?

Observe estas três coisas:

-Sangue em seu cocô que acontece sem motivo óbvio – pode ser vermelho brilhante ou vermelho escuro
-Uma mudança na forma como você faz cocô – como ir ao banheiro com mais frequência ou seu cocô ficando mais escorrendo ou duro
-Sentindo dor na barriga ou inchaço, quando sua barriga está cheia e apertada


Pode haver outros sintomas também, como:
você emagreceu
você sente que não esvaziou seu intestino corretamente após fazer cocô
você se sente mais cansado ou tonto do que o habitual
Ter esses sintomas não significa necessariamente que é câncer de intestino, mas o conselho é consultar um médico se você os notar por três semanas ou mais e se as coisas não parecerem bem.
Isso significa que eles podem ser verificados rapidamente. Quanto mais cedo os cânceres forem diagnosticados, mais fácil será o tratamento.

Às vezes, o câncer de intestino pode impedir que os resíduos passem pelo intestino e isso pode causar um bloqueio. Isso pode causar dor de barriga severa, constipação e doença. Você precisará consultar seu médico ou ir ao pronto-socorro mais próximo imediatamente nessas circunstâncias.

Como verifico meu cocô?
Dê uma boa olhada no que sai quando você vai ao banheiro e não tenha vergonha de falar sobre isso.
Você deve estar atento ao sangue em seu cocô, bem como ao sangramento do fundo.
O sangue vermelho brilhante pode vir de vasos sanguíneos inchados (pilhas) em sua passagem posterior, mas também pode ser causado por câncer de intestino.
Sangue vermelho escuro ou preto em seu cocô pode vir do intestino ou do estômago e também pode ser preocupante.

Você também pode estar notando uma mudança no hábito intestinal, como cocô mais solto ou cocô com mais frequência do que o normal.
Ou você pode sentir que não está esvaziando os intestinos adequadamente e não vai com frequência suficiente.

Diário dos sintomas
O Bowel Cancer UK recomenda manter um diário dos sintomas antes de visitar seu médico para que você não esqueça nada na consulta.
Os médicos estão acostumados a ver muitas pessoas com uma variedade de problemas intestinais, portanto, informe-os sobre quaisquer alterações ou sangramentos para que possam descobrir a causa.


O que causa o câncer de intestino?
Ninguém sabe exatamente o que causa isso, mas há algumas coisas que podem torná-lo mais provável de se desenvolver:
quanto mais velho você for, maior a probabilidade de câncer e o intestino não é diferente – a maioria dos casos ocorre em adultos com mais de 50 anos
comer uma dieta com muita carne vermelha e carne processada, como salsichas, bacon, salame
fumar cigarros pode aumentar o risco de muitos cânceres
beber muito álcool
estar acima do peso ou obeso
ter um histórico de pólipos no intestino que podem se transformar em tumores

Pode ser hereditário?

Na maioria dos casos, o câncer de intestino não é hereditário, mas você deve informar seu médico de família se tiver algum parente próximo diagnosticado antes dos 50 anos.

Algumas condições genéticas, como a síndrome de Lynch, significam que as pessoas têm um risco muito maior de desenvolver câncer de intestino, mas também podem ser evitadas se os médicos souberem da doença.


Como reduzir seu risco?
Mais da metade dos cânceres intestinais podem ser prevenidos por pessoas que seguem um estilo de vida mais saudável, dizem os cientistas.
Isso significa fazer mais exercícios, comer mais fibras e menos gordura e beber cerca de seis a oito copos de água por dia.
Mas isso também significa ir ao seu médico de família com qualquer sintoma preocupante e aceitar a oferta de rastreamento do câncer assim que for oferecida.


Mais de 90% das pessoas diagnosticadas com câncer de intestino em seu estágio inicial sobreviverão por cinco anos ou mais – em comparação com 44% quando diagnosticados no estágio mais recente.
As chances de sobrevivência no Reino Unido mais que dobraram nos últimos 40 anos.

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Alerta: ficar acordo após a meia noite traz sérios danos à saúde.

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Muitas evidências mostram que a falta de sono causa distúrbios a longo prazo tanto para a saúde física como mental. Isso acontece porque a mente humana funciona de maneira diferente quando permanecemos acordados à noite. 

Depois da meia-noite, as emoções negativas tendem a atrair mais nossa atenção do que as positivas, as ideias perigosas crescem em apelo e as inibições desaparecem.

Uma pesquisa publicada na Frontiers in Network Psychology acham que o ritmo circadiano humano  está fortemente envolvido nessas mudanças críticas na função.

Os sistemas cerebrais funcionam de maneira diferente após o anoitecer.

A chamada  ‘Mente depois da meia-noite’, sugere que o corpo humano e a mente humana seguem um ciclo natural de 24 horas de atividade que influencia nossas emoções e comportamento.

Em suma, em certas horas, nossa espécie tende a sentir e agir de certas maneiras. Durante o dia, a atividade cerebral são sintonizados com a vigília. Mas à noite, nosso comportamento usual é dormir.

Do ponto de vista evolutivo, isso, é claro, faz sentido. Os humanos são muito mais eficazes na caça e na coleta à luz do dia e, embora a noite seja ótima para descansar, os humanos já corriam maior risco de se tornarem caçados.

E hiperfoco no negativo pode alimentar um sistema de recompensa/motivação alterado, tornando uma pessoa particularmente propensa a comportamentos de risco.

Adicione a perda de sono à equação e esse estado de consciência só se torna mais problemático.

O suicídio, surge como uma fuga da solidão e da dor. E as substâncias ilícitas ou perigosas também são mais consumidas pelas pessoas à noite. 

Alguns desses comportamentos podem ser explicados pelo débito de sono ou pela cobertura que a escuridão oferece, mas provavelmente também há mudanças neurológicas noturnas em jogo.

Fonte: Frontiers in Network Psychology . 

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Ciência e saúde

Ela mudou sua vida gradualmente, não de uma vez. E funcionou!

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Newman não tentou uma revisão total do estilo de vida. Ela deu um passo de cada vez. Essa é nossa dica pra você hoje.

  1. Ela substituiu refrigerante por água . Essa mudança significou que ela também reduziu o álcool, uma vez que a levou a parar de beber refrigerante misturado com licor.
  2. Ela desistiu do fast-food. “Eu honestamente comi fast food quatro vezes nos últimos dois anos. Mesmo quando vamos ao atletismo [da nossa filha], eu embrulho lanches, para não ir ao estande de concessão. Quando viajamos para o nosso negócio, eu carrego escolhas saudáveis ​​para mim, então quando outras pessoas estão parando no McDonald’s eu não preciso. Fast food é coisa do passado”, disse ela.
  3. Ela começou a andar. Sua filha, atleta, se machucou e precisou começar a nadar como parte de sua recuperação. Newman conseguiu uma adesão familiar ao YMCA local e começou a andar na esteira: “Eu só conseguia fazer um pouco de cada vez, em um ritmo muito lento. Não havia realmente outra escolha a não ser caminhar.

E não parou por aí

  1. Ela gravou o que comeu com seu aplicativo Fitbit.  
  2. Ela e o marido começaram a caminhar novamente. “Gosto de estar na natureza e estar ao ar livre”, disse ela. “Então essa foi uma das minhas motivações – ser capaz de sair e fazer coisas”, disse ela. “Começamos a caminhar muito e o peso caiu de forma bastante constante.”
  3. Ela desistiu das horas de dormir à meia-noite . Agora, ela se entrega às 22h. E porque ela viu como o álcool estava mudando seus padrões de sono, se ela bebe, é muito mais cedo.
  1. Ela permaneceu consistente com sua atividade física e nutrição. “Manter minha saúde como prioridade, mesmo quando minha agenda não estava normal, era importante. Com consistência, tudo se tornou um hábito. Mesmo nas férias, eu estava consciente das minhas escolhas alimentares e atividades para não sair da minha rotina”, disse ela. “Durante os momentos em que a escala não se movia, permaneci consistente sabendo que o quadro geral envolvia muito mais.”

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Galáxia ‘Roda de Carro’ é captura pelo telescópio James Webb

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Essa é a primeira vez em que é possível ver com uma nitidez sem precedentes a rara galáxia anelar. Isso, porque o telescópio Webb, lançado em dezembro de 2021, tem maior alcance para conseguir as fotografias.

A capacidade do Webb para detectar a luz infravermelha permitiu que ele atravessasse “um enorme quantidade de poeira quente” que atrapalhava a vista da galáxia da Roda de Carro, afirmaram a Nasa e a ESA.

Dessa forma, o telescópio revelou novos detalhes sobre a formação de estrelas na galáxia, assim como o comportamento do buraco negro supermaciço em seu coração, acrescentaram as agências espaciais.

Também foi possível detectar regiões ricas em hidrocarbonetos e outras substâncias químicas, bem como uma poeira similar à da Terra.

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