Conecte-se conosco

Natureza Incrível

Você sabe que animal é esse? A fofura dele vai te surpreender

Publicado

em

Ao contrário do que muita gente pensa, morcegos são, em sua maioria, dóceis e podem até ser muito fofos!

Morcegos. Só de ler esse nome, qual imagem vem na sua cabeça? Uma animal sanguinário? Vampiro? Batman? Transmissor de raiva? Ok, tudo bem, talvez essas ideias sejam parte do senso comum já. Mas sabia que apenas 1% deles possuem (e são capaz de passar) raiva? E que apenas 3 espécies (das mais de mil que existem) se alimentam de sangue? A maioria prefere no seu cardápio algumas frutas deliciosas e alguns pequenos insetos. Nada ofensivo, não é?

Uma boa informação a ser dada é que a nossa espécie não faz parte do cardápio de nenhum animal, exceto em casos extremos (como quando eles não tem outras opções ou estão em extrema fome). Ou seja, se o morcego estiver entre escolher uma galinha e você, por exemplo, com certeza se ele for hematófago (que se alimenta de sangue) escolherá o primeiro. Isso porque todos os animais preferem espécies que estejam em seu habitat. Porém, quando o ambiente está fragilizado e destruído, a alternativa que eles encontram é buscar outro local que possa oferecer alimento e possibilidade de reprodução.

Quanto à raiva, é verdade que os morcegos são capazes de transmiti-la, mas qualquer mamífero pode! Inclusive aqueles que temos mais contato, como gatos e cachorros. Isso ressalta a importância da vacinação. Além disso, quem mais transmite seriam os que se alimentam de sangue, que como já dito nesse texto não chegam nem a ser 1%.

(Reprodução Google)

Caso você encontre algum animal que ofereça perigo, o conselho é manter distância e contatar o Centro de Zoonoses.
Infelizmente somos acostumados a julgar pela aparência, de um modo geral e em todos os lugares. E o maior preconceito começa com o fato de o morcego não se encaixar em um padrão de beleza comum a sociedade.

E eles ainda são essenciais em nosso ecossistema!

Mas o que pouca gente sabe é que os morcegos são capazes de controlar o número de proliferação de diversas espécies, inclusive aquelas capazes de nos transmitir doenças graves e causar grandes prejuízos econômicos. Como é o caso de ratos, mosquitos e pragas de plantação em geral. E também é graças a eles, que existe uma polinização eficiente de diversas plantas. Quando eles espalham as sementes, eles auxiliam na recomposição de ambientes destruídos. Só para ilustrar melhor, aproximadamente dois terços das plantas tropicais são polinizadas por morcegos – e algumas, são polinizadas somente por eles!

Logo percebe-se que os morcegos são animais mais do que importantes para a manutenção da vida de diversos ambientes e espécies, não é? (Isso inclui a nossa).

Anúncios

(Reprodução Google)

Praticamente inofensivos, é triste a realidade deles. Muitos acabam sendo mortos em decorrência de preconceito alheio e pela falta de conhecimento sobre seu papel e sua importância.

Para ajudar a quebrar essa ideia pré estabelecida sobre eles, separamos algumas fotos para você ver como, na verdade, eles são fofos!

Olha só como eles adoram frutinhas! (Reprodução Google)

Esses morceguinhos na coberta não fizeram seu coração pular de alegria com tanta fofura? (Reprodução Google)

Olha a carinha dele pedindo carinho! Que fofo! (Reprodução Google)

Esses dentinhos para fora mal podem esperar para devorar (uma bela frutinha, claro). (Reprodução Google)

O que você achou?

(FONTE: Bored Panda)

 

Natureza Incrível

11 acres de telhados verdes capturando água da chuva em Amsterdã, prevenindo inundações.

Publicado

em

Os telhados de Amesterdão acabaram de ser convertidos numa esponja gigante que tornará a cidade mais resistente ao clima.

Os holandeses sempre foram famosos pela sua capacidade de controlar a água, nascida da necessidade da sua terra natal, grande parte da qual está abaixo do nível do mar.

Agora, suas habilidades especializadas em gestão de recursos hídricos estão transformando o horizonte da cidade capital, Amsterdã, de ladrilhos de terracota, concreto e telhas em grama verde e terra marrom.

Faz parte de uma nova tendência de resiliência climática na arquitetura e no planejamento cívico conhecida como “conceito de cidade esponja”, em que um jardim de plantas, musgos e solo que gostam de água absorve o excesso de água da chuva antes de alimentá-la no edifício para uso na descarga. banheiros ou regar plantas no chão.

Se houver previsão de chuvas fortes, um sistema de válvula inteligente esvazia a água da chuva armazenada nos bueiros e esgotos municipais antes do tempo, permitindo que o telhado absorva a água e reduza as inundações na cidade.

Anúncios

Desta forma, os telhados dos edifícios podem ser espremidos e preenchidos como uma esponja.

Em Amesterdão, 45 mil metros quadrados, ou 11 acres de telhados metropolitanos planos, já foram equipados com estes sistemas, e as empresas contratantes por detrás da tecnologia dizem que fazem sentido tanto em climas secos como Espanha como em climas húmidos como Amesterdão.

Fonte

Continue lendo

Ciência e saúde

Açafrão: o melhor anti-inflamatório natural do mundo!

Publicado

em

O açafrão (cúrcuma) é simplesmente um dos compostos terapêuticos naturais mais incríveis conhecidos nos alimentos. Uma raiz que tem sido investigada pelos seus efeitos em tudo, desde cancro a doenças auto-imunes.

Seu efeito

Por mais estranho que possa parecer, este tubérculo também pode ser benéfico na prevenção da degeneração do tecido ósseo e das articulações relacionada com a idade. Ele age na estimulação da formação e atividade dos osteoblastos e da inibição dos osteoclastos.

Osteopenia

Mais de metade das mulheres idosas têm osteopenia e quase 37% dos adultos norte-americanos têm osteoartrite, tornando urgentemente necessários compostos naturais fáceis de tomar para resolver o fenómeno.

Dosagem

Alguns estudos demonstraram que os humanos podem tolerar até 8 gramas (8.000 mg) de curcumina por dia sem problemas. esse número está muito acima dos níveis comumente observados em suplementos comerciais.

Fonte

Anúncios
Continue lendo

Natureza Incrível

Homem cura Raposa e ela passa a acompanhá-lo diariamente em suas caminhadas.

Publicado

em

Um fã da vida selvagem iniciou uma amizade extraordinária com uma jovem raposa depois de perceber que ela estava doente.

Bob Dunlop percebeu que a raposa havia desenvolvido sarna na cauda depois de espionar sua falta de cabelo em câmeras de vida selvagem instaladas perto de sua casa em Littleport, Cambridgeshire.

O homem de 69 anos descobriu onde ficava a toca do animal e começou a tratar o filhote alimentando-o com pão e um remédio homeopático recomendado por um especialista em vida selvagem.

A sua amizade calorosa floresceu quando o jovem filhote começou a cumprimentar o Sr. Dunlop nas suas caminhadas diárias pela floresta inglesa.

Dunlop disse que sabe que deve deixá-la voltar à vida selvagem e está lentamente reduzindo o tempo que visita – e já parou de alimentá-la.

Anúncios

“Ela é um animal tão especial que será difícil deixá-la ir.”

Fonte

Continue lendo

Destaques