Especialistas afirmam: Crianças com menos de 1 ano não devem beber suco


PUBLICIDADE

Uma das coisas que os bebês mais gostam de tomar é o suco, porém, uma pesquisa recente afirma que as crianças com menos de 1 ano de idade deveriam ser proibidas de consumir essa bebida.

De acordo com uma nova recomendação da Sociedade Americana de Pediatria o consumo de suco não é aconselhado para os bebês, mesmo que sejam sucos naturais.

PUBLICIDADE

Isso acontece porque o valor nutricional dos sucos não equivale ao da fruta in natura. Além disso, ele pode causar danos à saúde da criança, como o estímulo ao consumo exagerado de açúcar e de produtos industrializados.

“Sucos devem ser oferecidos apenas em ocasiões especiais e com recomendações do médico, especialmente quando se trata de crianças com alto risco para problemas dentários”, explicou Man Wai Ng, dentista chefe no Boston Children’s Hospital, de acordo com a Veja.

A maior preocupação dos médicos e cientistas é que as crianças substitua alimentos realmente necessários, como leite materno ou fórmula e suas proteínas, gorduras e minerais, pelo consumo de sucos e refrigerantes.

“Temos outros estudos que mostraram que aqueles que mais beberam sucos durante a infância, em vez de comerem frutas, têm maior tendência a consumir refrigerantes e bebidas muito açucaradas”, explicou Elsie Taveras, chefe de pediatria do Hospital MassGeneral for Children, em Boston, de acordo com a Veja.

Outro motivo pelo qual as frutas não devem ser substituídas por seus sucos, é o fato de que a quantidade de fibras presentes nas fibras ajuda a aumentar a sensação de saciedade.

“Precisamos ensinar as crianças a comerem alimentos frescos. Se você assumir que o suco é igual a fruta, então você não irá passar a mensagem certa”, disse Steven Abrams, principal autor do artigo e professor de pediatria na Universidade do Texas, nos Estados Unidos, ao jornal americano The New York Times.

Por isso, é importante tomar cuidado com a alimentação das crianças e evitar que sua saúde seja colocada em risco.

Fotos: reprodução

POSTS PATROCINADOS