Você sabia? Parece que a yoga disponibiliza muito mais do que apenas paz de espírito. Para falar a verdade, ela pode alterar nosso DNA, melhorando a absorção de nutrientes e prevenindo doenças crônicas. Mas não é só isso.
A prática a yoga pode sim ajudar na nossa memória. Pelo menos é o que diz um estudo do Instituto do Cérebro do Hospital Israelita Albert Einstein. A pesquisa envolveu 42 mulheres idosas que foram submetidas a uma ressonância magnética. Metade delas praticavam hatha-yoga e a outra não. Todas foram escolhidas segundo condições parecidas de idade, escolaridade e saúde.
Publicado na revista Frontiers in Aging Neuroscience, viu-se que as idosas praticantes tinham há pelo menos oito anos um córtex pré-frontal mais espesso do que as não praticantes. Isso fez com que os cientistas se empolgassem, pois o exercício talvez possa ajudar na retardação da degeneração cerebral.




De qualquer forma, ainda não há comprovação. Novos estudos deverão ser iniciados, de preferência de longa duração. As pessoas deverão ser analisadas antes mesmo de começarem a fazer a yoga.
Todo esse estudo foi realizado pela Massachusetts General Hospital–Harvard Medical School, da Universidade Federal do ABC e do Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (CEPEUSP).
E aí? Ficou com vontade de iniciar a yoga? Lembrando que beber água pode ajudar e muito na memória também.
Fotos: Reprodução.
Fonte: Hypeness.












