Ciência e saúde

Yoga: como ela pode ajudar a aliviar o estresse e ainda melhorar a memória

Você sabia? Parece que a yoga disponibiliza muito mais do que apenas paz de espírito. Para falar a verdade, ela pode alterar nosso DNA, melhorando a absorção de nutrientes e prevenindo doenças crônicas. Mas não é só isso.

A prática a yoga pode sim ajudar na nossa memória. Pelo menos é o que diz um estudo do Instituto do Cérebro do Hospital Israelita Albert Einstein. A pesquisa envolveu 42 mulheres idosas que foram submetidas a uma ressonância magnética. Metade delas praticavam hatha-yoga e a outra não. Todas foram escolhidas segundo condições parecidas de idade, escolaridade e saúde.

Publicado na revista Frontiers in Aging Neuroscience, viu-se que as idosas praticantes tinham há pelo menos oito anos um córtex pré-frontal mais espesso do que as não praticantes. Isso fez com que os cientistas se empolgassem, pois o exercício talvez possa ajudar na retardação da degeneração cerebral.
yoga-memoria
Mulher praticando yoga. Você sabia que ela pode ajudar na sua memória?
yoga-degeneracao
A prática da yoga pode ajudar a retardar a degeneração cerebral.
yoga-para-a-memoria-e-o-estresse
Praticar yoga é uma forma de relaxar e possivelmente melhorar a memória
yoga-melhoras-vida
Leve uma vida mais leve praticando yoga e melhore sua memória
De qualquer forma, ainda não há comprovação. Novos estudos deverão ser iniciados, de preferência de longa duração. As pessoas deverão ser analisadas antes mesmo de começarem a fazer a yoga.

Todo esse estudo foi realizado pela Massachusetts General Hospital–Harvard Medical School, da Universidade Federal do ABC e do Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (CEPEUSP).

E aí? Ficou com vontade de iniciar a yoga? Lembrando que beber água pode ajudar e muito na memória também.

Fotos: Reprodução.

Fonte: Hypeness.