Ciência e saúde

Tecido inteligente no sutiã poderá monitorar o câncer de mama.

Publicado

em

Uma equipe do Centro de Inovação em Tecnologias Médicas da Nottingham Trent University está trabalhando para criar um dispositivo que irá monitorar o câncer de mama.

Como funciona?

A tecnologia funcionará por meio de uma forma de corrente elétrica que pode escancear e detectar pequenas alterações nos fluidos dentro e fora das células.

Os dados seriam registrados e repassados ​​ao usuário e ao médico via smartphone para que possam ser feitas avaliações sobre o crescimento.

O que se espera?

“A tecnologia mediria as mudanças no tecido mamário e ajudaria a melhorar as chances de sobrevivência do paciente”, disse o Dr. Yang Wei. Ele é especialista em têxteis eletrônicos e engenharia eletrônica do Centro de Inovação de Tecnologias Médicas da Universidade Nottingham Trent.

Por isso, equipa espera que isto possa ajudar a reduzir a necessidade de tantos outros exames, como ressonância magnética, ultrassonografia e mamografia, poupando dinheiro para os serviços de saúde.

Anúncios

Os investigadores dizem que a monitorização contínua é necessária porque o crescimento pode variar significativamente entre pacientes. Hoje, esse tipo de câncer é muito difícil de monitorizar com precisão, especialmente abaixo de 1 cm.

Números

Há uma média de quase 56.000 novos casos de cancro da mama no Reino Unido todos os anos, com mais de 11.000 mortes.

Através de uma maior monitorização e avaliação, espera-se que a tecnologia ajude a proporcionar tranquilidade aos pacientes.

Mais conforto

A tecnologia permitir que a investigação de uma detecção alternativa do câncer de mama possa ser feita no conforto da casa do paciente. portanto, conservaria recursos hospitalares essenciais e ao mesmo tempo forneceria uma solução viável para detectar sinais precoces de câncer.”

O objetivo dos pesquisadores é que o dispositivo passe para ensaio clínico, esperançosamente nos próximos anos.

Anúncios

Fonte

Destaques

Sair da versão mobile