A Boa do Dia

São por esses motivos que comidas requentadas tem um gosto melhor do que as que são feitas na hora

Publicado

em

Muitas pessoas dizem que alguns pratos ficam melhores no dia após o cozimento. E isso não é mera coincidência, existem algumas razões científicas que explicam este acontecimento. Desde reações químicas, passando pelo reaquecimento e até mesmo a refrigeração são fatores que podem justificar tudo isso.

Reações químicas

Parece até difícil de acreditar, mas a química e a física podem explicar porque seu alimento fica com um gosto mais agradável no dia após o cozimento. Isso acontece porque pratos que possuem carnes ou molhos quando são resfriados e requentados depois, sofrem reações químicas em seus ingredientes e isso faz com que os aromas e sabores sejam potencializados, ou seja, os ingredientes se mesclam e se suavizam de uma forma melhor, ajudando no sabor de sua comida.

.

Colágeno nas carnes

Não são só as reações químicas que podem melhorar o gosto de um alimento. O colágeno é um tipo de proteína presente nas carnes e é derretido quando o alimento é cozinhado pela primeira vez. Mas quando é resfriado e reaquecido, esta substância se coagula e fica presente na superfície da carne, melhorando o sabor do alimento.

Apesar disso, alguns chefs garantem que esta “melhora” no sabor do alimento é apenas algo psicológico, pois enquanto cozinhamos nos acostumamos ao sabor do alimento, e no dia seguinte o seu olfato estará “fresco” e assim você terá uma melhor sensação sobre a sua comida.

Qual a sua opinião sobre isso. A comida realmente fica melhor no dia após ser cozinhada ou é apenas algo psicológico?

Anúncios

Fotos: Reprodução Internet

Destaques

Sair da versão mobile