Alguma vez você já se perguntou se guarda os alimentos na geladeira de uma forma correta? Na verdade, esquecemos que, sim, existem lugares que não podem ser inseridas certas comidas. Com isso, você consegue as armazenar por muito mais tempo, e tudo depende muito da temperatura presente em cada lugar da geladeira.
Diversos alimentos precisam ser mantidos em temperaturas mais baixas para, assim, prevenir o crescimento de bactérias e micróbios, que os estragam mais rápido – e podem até te deixar doente. As geladeiras devem estar em uma temperatura de 5 ºC ou menos e o freezer a -17 ºC.
No entanto, você precisa sempre se manter atento sobre cada alimento, pois por mais que dentro do aparelho esteja frio, alguns aparelhos têm temperaturas diferentes. Para não ter problema de perder suas comidinhas, veja a seguir o que deve ser colocado em determinados lugares da sua geladeira.
Freezer

Como você já deve saber, no freezer ficam os alimentos congelados, como frutas, legumes, carnes e outros. Entretanto, também é possível armazenar alimentos mais secos, como pão e tortas ou até mesmo molho de macarrão. É importante que nesse local os alimentos fiquem bem fechados e embalados em plásticos ou em recipientes.
Porta

Por causa do abre e fecha da geladeira, a porta é a parte mais “quente” devido a essa oscilação de temperatura. Por isso, nessa parte devem ficar os alimentos mais difíceis de estragar, como condimentos, sucos e água, por exemplo. Ao contrário do que muita gente faz, não é correto colocar ovos e laticínios na porta, pois são nessas comidas que mais se acumulam bactérias. Assim, elas podem se proliferar ainda mais com o ambiente menos frio.
Prateleiras superiores

Aqui, as temperaturas são as mais constantes. Neste local, podem ser colocados alimentos que não precisam cozinhar, como restos de comida, bebidas e alimentos prontos para o consumo, como tortas, bolos, patês e frios. Já as ervas podem, sim, ficarem frescas por mais tempo nas prateleiras superiores. Basta colocá-las na posição vertical ou em um frasco com água e cobrindo com um saco plástico.
Prateleiras mais baixas

As prateleiras mais baixas possuem a temperatura baixa. Por isso, este é o melhor local para inserir carne crua, ovos, frutos do mar e laticínios. Uma dica de impedir que as bactérias da carne crua se espalhem, é dar um espaço especial para estocar essas carnes frescas na prateleiras, as mantendo sempre em sua embalagem original e sobre um prato limpo.
Gavetas

As gavetas ajudam a preservar frutas e legumes em suas temperaturas úmidas. É importante saber que as frutas devem ser guardadas separadamente nas gavetas, evitando misturá-las em um só espaço. Um desses motivos é que muitas frutas, como maçãs, pêssegos, ameixas, peras e melões, produzem etileno. Essa substância química ajuda no amadurecimento dos alimentos, por isso pode amadurecer outras plantas, chegando a estragar mais rápido legumes e verduras. Por isso, procure sempre manter os legumes em uma gaveta e as frutas em outra.
Além de manter os alimentos certos em cada lugar, é importante também não deixar a geladeira completamente cheia. O ar frio precisa fluir no local e, se isso não acontecer, a temperatura sempre ficará oscilando, provocando o maior consumo de energia. Apesar disso, as dicas são super fáceis e dá para começar a organizar tudinho hoje mesmo, não acha?
Fonte: UOL












