Natureza Incrível

Foto solitária de rinoceronte mostra toda a dor de animal que é o último de sua espécie

Publicado

em

Sudão é um rinoceronte solitário. E, tristemente, a afirmação ganha contornos ainda mais dramáticos quando a vemos de um modo mais literal: Sudão é o último rinoceronte-branco do norte macho. Os anos de caçada indiscriminada levaram praticamente toda a sua espécie ao abatimento.

Aos 44 anos, Sudão vive ao lado de duas fêmeas em um santuário no Quênia. Lá ele tem proteção 24 horas contra caçadores. E sua história gerou comoção quando o biólogo Daniel Schneider o fotografou e expôs sua realidade no Twitter para conscientizar a respeito do que passa um animal em extinção.

Os cientistas estão trabalhando duro para que Sudão não seja o último macho da espécie. Contudo, embora ainda exista a possibilidade dele se reproduzir com uma das fêmeas do local, existe uma dificuldade. Por ser um rinoceronte envelhecido, sua contagem de espermatozoides é menor. Especialistas pensam em tratamentos especiais para que a espécie possa ser preservada.

Foto: Georgina Goodwin/ Barcroft Media/ Getty Images

Os rinocerontes vivem um verdadeiro drama devido o interesse de caçadores em seus chifres. Para se ter uma ideia, o chifre, que pode ser vendido, inclusive, como cura para doenças e afrodisíaco, pode valer até mais do que ouro em alguns países. Em alguns casos, em gramas, o valor supera até mesmo o de um diamante.

Destaques

Sair da versão mobile