Um casal dos porquinhos mais raros do mundo nasceu no Zoológico de Newquay, na Cornualha.
Conhecidos como leitões verrucosos de Visayan, uma das raças mais raras de porcos do mundo, acredita-se que existam apenas 200 deles nas selvas das Filipinas.
O par de porcos é a segunda ninhada bem-sucedida nascida no Newquay Zoo após o nascimento de seus irmãos mais velhos, Kevin Bacon e Amy Swinehouse no ano passado.
A mãe deles, May, e seu parceiro, Randy, fazem parte de um programa de reprodução para ajudar a aumentar o número de porcos verrugosos Visayan em todo o mundo.
“Nossos porcos verrugosos são cheios de personalidade e os recém-chegados não são exceção! Eles já estão explorando seu recinto sob o olhar atento da mãe, May.
Embora as espécies sejam chamadas de porcos ‘verrugosos’, são apenas os machos que exibem os característicos três pares de verrugas em seus rostos para protegê-los durante a luta.

Os machos também desenvolvem crinas longas e impressionantes durante a época de acasalamento, o que ajuda a atrair parceiras e também a intimidar outros machos.
Ao contrário dos porcos domesticados ou selvagens, as ninhadas de leitões para esta espécie tendem a ser pequenas, provavelmente devido à sua evolução nas seis ilhas Visayan das Filipinas, Cebu, Panay, Masbate, Negros, Guimaras e Siquijor.
Dezenas de zoológicos na Europa e na América do Norte têm programas de reprodução em cativeiro para esta espécie Criticamente Ameaçada que também é o primeiro suíno a ser registrado usando ferramentas – quando uma fêmea foi registrada usando um pedaço de casca em um zoológico francês para cavar um ninho.