A Finlândia é considerado um país de pessoas felizes. Segundo pesquisadores de saúde e grupos de psicólogos, isso se deve ao fato de como eles vivem e muito do que eles não vivem.
Em um relatório de 2022, pediu-se às pessoas em 156 países que avaliassem suas vidas em uma escala de 0 a 10. Foi analisado os fatores que contribuem para o apoio social, expectativa de vida, generosidade e ausência de corrupção.
Frank Martela , PhD, é uma filósofa e pesquisadora de psicologia que estuda os fundamentos da felicidade. Ela também é professora na Universidade de Aalto, na Finlândia, e autor de ” A Wonderful Life: Insights on Finding a Meaningful Existence ”. Ela disse uqe geralmente as pessoas perguntam, o que exatamente torna as pessoas na Finlândia tão excepcionalmente satisfeitas com suas vidas?
Para manter uma alta qualidade de vida, aqui estão três coisas que os finlandeses nunca fazem:
1. Não nos comparamos com nossos vizinhos.
Há uma frase famosa de um poeta finlandês: “Kell’ onni on, se onnen kätkeköön.” Traduzido aproximadamente, significa: Não compare ou se gabe de sua felicidade.
Os finlandeses realmente levam isso a sério , especialmente quando se trata de coisas materiais e demonstrações públicas de riqueza.
Certa vez encontrei um dos homens mais ricos da Finlândia. Ele estava empurrando seu bebê em um carrinho em direção à estação de bonde. Ele poderia ter comprado um carro caro ou contratado um motorista, mas optou pelo transporte público.
É assim que o sucesso se parece na Finlândia: como todo mundo.
Dica de felicidade : Concentre-se mais no que te faz feliz e menos em parecer bem-sucedido. O primeiro passo para a verdadeira felicidade é estabelecer seus próprios padrões, em vez de se comparar com os outros.
2. Não negligenciamos os benefícios da natureza.
De acordo com uma pesquisa de 2021, 87% dos finlandeses sentem que a natureza é importante para eles porque lhes proporciona paz de espírito, energia e relaxamento.
Na Finlândia, os empregados têm direito a quatro semanas de férias de verão. Muitos de nós usamos esse tempo para ir para o campo e mergulhar na natureza. Quanto menos amenidades, mesmo a ponto de não haver eletricidade ou água encanada na casa, melhor.
Muitas cidades finlandesas também são densamente construídas, o que significa que muitas pessoas têm acesso à natureza à sua porta. Moro próximo ao Helsinki Central Park, onde faço caminhadas regulares.
Dica de felicidade : Passar tempo na natureza aumenta a nossa vitalidade, bem estar e nos dá uma sensação de crescimento pessoal. Encontre maneiras de adicionar um pouco de verde à sua vida, mesmo que seja apenas comprar algumas plantas para sua casa.
3. Não quebramos o círculo de confiança da comunidade.
Não é novidade par ninguém, que quanto mais altos os níveis de confiança dentro de um país, mais felizes são seus cidadãos.
Um experimento fora do normal, testou a honestidade dos cidadãos do mundo, ao derrubar 192 carteiras em 16 cidades ao redor do mundo. Em Helsinque, na Finlândia 11 das 12 carteiras foram devolvidas ao proprietário.
Os finlandeses tendem a confiar uns nos outros e valorizam a honestidade. Se você esquecer seu laptop em uma biblioteca ou perder seu telefone no trem, pode ter certeza de que o recuperará.
As crianças também costumam pegar um ônibus público da escola para casa e brincar ao ar livre sem supervisão.
Dica de felicidade: pense em como você pode aparecer para sua comunidade. Como você pode criar mais confiança? Como você pode apoiar políticas que se baseiam nessa confiança? Pequenos atos como abrir portas para estranhos ou ceder um assento no trem também fazem diferença.