Ciência e saúde

Por que esses caçadores estão lutando contra cobras gigantes?

Publicado

em

Na década desde que a Flórida lançou seu primeiro concurso público para matar pítons birmanesas, milhares de pessoas de todos os Estados Unidos e de todo o mundo apostaram em matar o maior número possível de serpentes enormes.

Jake Waleri, 22, tem um grande plano para as férias de verão da Universidade de Ohio: caçar cobras.

O nativo de Naples, Flórida, diz que sempre soube da questão das pítons birmanesas, uma espécie invasora que tomou conta dos Everglades, e a destruição que elas causam no habitat natural da Flórida.

Ele se interessou pela caça de pítons depois de assistir a caçadores profissionais na televisão e começou a caçá-los há dois anos. No ano passado, ele entrou no Florida Python Challenge – o concurso anual de caça às pítons do estado – mas desistiu porque estava muito atrás no ranking.

“Este ano eu quero ganhar”, diz ele.

Anúncios

O Florida Python Challenge atrai anualmente centenas de participantes de lugares tão distantes quanto Canadá, Bélgica e Letônia, que ficam encantados com a perspectiva de fama e fortuna, incluindo até $ 30.000 (£ 23.600) em prêmios em dinheiro.

Vencedores e corajosos

Os vencedores recentes do Python Challenge incluem um professor de ciências surdo que pegou uma cobra de quase 16 pés com as próprias mãos, uma dupla de pai e filho que despachou rapidamente 41 cobras e um jovem de 19 anos que disse que usaria seu prêmio de $ 10.000 para comprar melhor luzes de observação de cobras para seu caminhão.

Waleri e seu primo – que se autodenominam Glade Boys – planejam caçar cobras todas as noites assim que o concurso começar, em 4 de agosto. Ele diz que eles levarão bebidas energéticas para a maratona de 10 dias e “muito repelente – isso é importante”.

Ele também carrega pernaltas na altura do peito caso precise entrar na água, um rolo de fita adesiva para selar a boca da píton antes de matá-la e um bastão de cobra para afastar as cobras venenosas nativas da estrada para que não sejam atingidas por carros.

“Se você não se sente confortável com cobras, vai se sentir muito, muito deslocado quando tentar agarrar aquela cabeça”, diz ele.

Anúncios

“Quando você hesita – então você coloca sua mão bem na frente da cabeça daquela cobra e ela vai te morder.”

Fonte

Destaques

Sair da versão mobile