Todos sabem os benefícios de usar um capacete, mas ainda assim esquecem que o uso deste é imprescindível. Jude Percival é um garoto de apenas 12 anos que sofreu uma hemorragia no cérebro bater fortemente a cabeça no chão em uma queda de bicicleta.
Ele afirmava que não gostava de usar capacete, pois não “achava legal”. O jovem andava de bicicleta em torno de Sunderland, Tyne and Wear, no Reino Unido, junto com seus amigos, quando um dele acidentalmente entrou na frente de Jude. Ele voou sobre o guidão e bateu no chão, atingindo a cabeça tão forte no concreto que seus olhos reviraram.
Enquanto estava inconsciente, outro amigo em pânico, que testemunhou o acidente, chamou sua própria mãe, que estava com os pais do garoto naquele momento. Depois de ouvir sobre o acidente de seu filho, Dale, de 38 anos, correu para a cena onde viu o jovem caído no chão.

“Quando puxei, vi o meu filho de costas e sem vida”, lembrou o pai. “Eu pensei que ele estava morto, as crianças que estavam com ele estavam gritando e chocadas. Jude começou a gritar e nada fazia sentido e entrou em choque. Seu corpo estava tremendo e ele começou a perder a consciência”.
Felizmente, apesar de sua lesão cerebral, a condição do garoto começou a melhorar e ele foi finalmente transferido para a enfermaria neurológica da Royal Victoria Infirmary de Newcastle. Agora, quando Jude permanece no hospital, e seu pai, completamente devastado, quer conscientizar pessoas de todas as idades sobre a importância de usar um capacete durante o ciclismo.

“O neurologista principal disse que Jude foi um menino muito, muito sortudo, por não ter tido dano cerebral grave ou mesmo estar morto”, disse Dale. “Ele está com muita dor e está dormindo muito, mas está vivo – e por isso estou tão agradecido com a incrível equipe da Royal Victoria Infirmary, diz.
De acordo com o pai, ele precisou que seu filho quase perdesse a vida para perceber que ele “falhou com ele como pai” ao não garantir que o jovem usasse o equipamento de segurança. “Eu sei que não é legal usar um capacete quando criança ou adolescente, mas as fotos de Jude lutando por sua vida são muito menos legais”, disse ele ao Mirror Online.


“Eu deveria ter protegido meu filho como sempre fiz e me certificar de que ele usava um capacete enquanto estava na bicicleta. Assim como eu não permitiria que ele estivesse no boxe sem um escudo de gengiva e guarda de cabeça, eu não deveria deixá-lo andar sem um capacete. Como pai é nosso dever proteger nossos filhos. Mesmo que isso signifique fazê-los usar um capacete e não parecer legal. Eu preferiria ter meu filho do que não o ter devido a um acidente”, contou Dale.

Atualmente, o pai de Jude iniciou uma campanha para que ocorra uma uma mudança na lei do Reino Unido para tornar obrigatório o uso de capacete para ciclistas. Andar de bicicleta pode parecer algo indefeso, mas pode estar interferindo mais na segurança da sua vida do que você pensa.
Fotos: Dale Percival












