Embora o ovo não seja mais um ‘vilão’ da saúde e o mito tenha cada vez menos força, ainda assim é importante que alguns cuidados sejam tomados em relação ao seu preparo.
Mesmo que seja verdade que exista a questão do colesterol, o consumo moderado do alimento é extremamente benéfico à saúde. E aproveitar tudo o que ele tem a oferecer passa por consumi-lo da maneira correta.
Uma das principais recomendações de nutricionistas é que, seja qual for o modo de preparo, ele não envolva o micro-ondas. Apesar do aparelho ser um aliado, considerando toda a correria do dia a dia, ele pode trazer sérias desvantagens no que diz respeito ao alimento em questão. Confira abaixo alguns exemplos.

1. – Os campos eletromagnéticos do microondas interferem diretamente na capacidade nutricional dos alimentos. Muitos nutrientes essenciais são perdidos.
2. – Cozinhar um ovo dentro do eletrodoméstico pode fazer com que ele exploda no prato. Talvez isso não seja novidade para muitas pessoas, contudo o que nem todos sabem é do risco que há por trás. A explosão pode causar desde queimaduras até graves lesões nos olhos. Não é à toa que o próprio manual de muitos aparelhos alerta a respeito.
3. – O micro-ondas pode ser o responsável pela produção de hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAHs), aminas heterocíclicas (HCAs) e produtos de glicação avançada (AGEs). E o que todos têm em comum? São potencialmente cancerígenos.
4. – A utilização de recipientes plásticos no aparelho pode fazer com que materiais tóxicos sejam espalhados pelo alimento. Além de perigosa, a contaminação química também reduz severamente as propriedades nutricionais do que está sendo cozido.
Saindo rapidamente do foco que é o ovo, um pequeno exemplo do quão ruim pode ser o micro-ondas. Um estudo identificou que o cozimento de um brócolis no eletrodoméstico fez com que o vegetal perdesse 97% dos antioxidantes que fazem bem à saúde de quem o consome. Já uma outra pesquisa, dessa vez com um alho, revelou que todos os componentes que o alimento tem que agem contra o câncer são perdidos.
Evite cozinhar ovos dentro do micro-ondas! E, de preferência, evite ao máximo utilizar o aparelho. Praticidade só é bom quando faz bem.
Fonte: Saúde Curiosa












