Uncategorized

Os filhos dessa mulher têm pouco tempo de vida. Então, ela decide subir uma escada

Publicado

em

Faz um ano que a agricultora Josefa Dias da Costa, de 35 anos, dava os primeiros passos para se tornar um dos memes mais populares do nordeste do Brasil. Ela é mãe de 4 filhos: Waniga (16), Weliga (14), Eclitson (12) e Eglilson (4).

Seus dois meninos mais novos sofrem de distrofia muscular de Duchenne, uma doença degenerativa que pode deixá-los cadeirantes e reduzir sua expectativa de vida aos 20 anos de idade. Preocupada com a saúde deles, Josefa teve uma ideia muito criativa: tirar fotos em locais inusitados como no alto de escadas, morros e muros para fazer com que seus filhos tivessem momentos de alegria em meio a rotina sofrida em que vivem numa cidadezinha no interior de Natal, Rio Grande do Norte.

Os registros foram parar no perfil de Facebook da mãe e também no Youtube, divertindo milhares de internautas e tornando-se notícia na imprensa local. Com esse sucesso, as imagens logo ganharam mais um objetivo, o de conseguir chamar atenção para a doença dos filhos e comover pessoas que possam ajudar a família com despesas do tratamento que somados os remédios usados gera um custo de R$ 200.

“Tem tanta gente boa nesse mundo, né? Quem sabe alguém não me vê e decide ajudar meus filhos a realizarem seus sonhos. Hoje, os médicos não se importam muito com os meninos, acham que é remar em vão, mas para mim e para Deus, não é em vão”, diz a mãe.

Em relação ao pequeno Eclitson, ela diz: “Os pézinhos dele já estão tortos de novo. Mesmo depois dele ter passado por uma cirurgia, ele parou de andar e voltou depois que fiz uma promessa”, conta.

Anúncios

A dificuldade financeira é, para Josefa, o segundo maior problema da família, que vive de agricultura de subsistência de feijão, milho, fava, jerimum “e o que mais der para plantar”, como ela diz.

Para pagar as despesas com medicamento, transporte e o aluguel da casinha na cidade, a família conta com ajuda do Bolsa Família. Enquanto faz as fotos, Josefa encarna Graciane, nome fictício que ela se deu para representar a “personagem”, e aproveita para fazer algo que gosta: “Sempre fui apaixonada por altura”, conta ela, que reúne as crianças para a produção das brincadeiras.

“Quando estou nessas fotos, subindo em algum lugar ou pulando, esqueço da vida, da doença. Esqueço de tudo. Eu amo altura e gosto de ir nos cantos mais altos, me pendurar, pular e fazer graça lá em cima”, disse ela.

  • Fotos: Reprodução/ Facebook.

Uau! As crianças devem ficar completamente encantadas, imaginando que a mãe é algum tipo de super heroína! E não deixa de ser, não é verdade?

Curta e compartilhe essa história inspiradora de alegria e valor à vida!

Por Brenda Prestes
Anúncios

Destaques

Sair da versão mobile