Você é daqueles que adora chocolate e costuma comê-lo em muitos dias de sua semana? Se a resposta for sim, você deveria ficar um pouco preocupado. Nós sabemos que ele é um dos alimentos mais populares do mundo e apreciado por muitas pessoas, mas alguns pesquisadores estão muito preocupados com o cacau, que é a matéria prima para o tão amado chocolate.
Problemas na plantação do cacau
Os problemas acontecem porque 70% do cacau produzido no mundo é plantado na África e o continente está enfrentando sérios problemas nesse processo todo. O consumo de chocolate aumenta em 2% todos os anos e isso faz com que os fazendeiros sejam obrigados a desmatar cada vez mais terras para a produção do cacau, e isso prejudica cada vez mais a qualidade do produto final.
Na Costa do Marfim, que gera 1/3 do cacau do mundo, por exemplo, os produtores avançam pelas florestas cada vez mais para o plantio do cacau. O problema é que um cacau de qualidade deve ser plantado debaixo de áreas com sombras, algo que está ficando cada vez mais escasso no país africano. Além disso, a produção intensa faz com que o solo perca a qualidade e piore cada vez mais a qualidade da semente do cacau e consequentemente do chocolate.
![]()
A verdadeira crise
Muitos executivos já sabem o que está acontecendo e sabem que precisam agir ou fazer algo para que o futuro não signifique o fim do chocolate. O vice presidente da Olam Internacional, uma das maiores compradoras de cacau, afirma que “Estamos no meio de uma crise enquanto indústria”.
Sabendo disso, John Mason, diretor do Pesquisas sobre Conservação da Natureza, no Canadá, diz que poucos sabem o que realmente está acontecendo, “As pessoas não estão suficientemente alertadas sobre a magnitude de tudo isso”, revela.
Alerta
Um dos mais respeitados “donos” do chocolate no Brasil, que vendeu sua empresa para a norte-americana Hershey’s, Frederick Schilling conta que o cacau não pode ser “desperdiçado” como está sendo, “Cacau não é um produto que pode ser industrializado. Não é igual ao milho, que pode ser plantado massivamente num campo enorme e ser cortado a partir de uma combinação de fatores”, comenta.
Fotos: Reprodução Internet











