As ondas de calor (fogachos) e o suor noturno são alguns dos principais sintomas que levam as mulheres a buscarem ajuda médica durante o climatério e a menopausa. Apesar de comuns e, muitas vezes, intensos a ponto de afetarem a qualidade de vida, esses desconfortos costumam ser ignorados ou menosprezados por quem convive com essas mulheres.
Tratamento
Um tratamento não hormonal que promete reduzir a intensidade dos fogachos acaba de ser aprovado pelo Food and Drug Administration dos Estados Unidos (FDA), agência reguladora cuja função é semelhante à da Anvisa no Brasil.
Trata-se do fezoniletante, medicamento oral que será vendido com o nome comercial de Veozah. Essa droga é um antagonista da neurocinina-3 (NK-3), substância produzida por um grupo de neurônios que desempenha um papel importante na regulação da temperatura corporal (termorregulação).
Com a queda do estrogênio ocorrida na menopausa, há um aumento da expressão de NK-3 e, consequentemente, dos sintomas vasomotores como os fogachos. O fezoniletante atua nos neurônios ligando-se e bloqueando as atividades do receptor de NK-3, reduzindo, assim, a quantidade dessa substância no organismo. Dessa forma, há uma melhora nos sintomas.