Você é uma daquelas pessoas que sempre acorda atrasada e nunca dá tempo de tomar café da manhã? Ou simplesmente ignora as refeições matinais? Melhor começar a repensar esse hábito…
Um estudo realizado pelo Centro Nacional de Investigações Cardiovasculares Carlos III (CNIC) em parceria com o Banco Santander, em Madri, na Espanha, revelou que o costume de não se alimentar corretamente de manhã pode aumentar os riscos de desenvolvimento da aterosclerose, que é o acúmulo de gorduras no interior das artérias.
Os dados foram obtidos a partir da análise feita com uma nova tecnologia de ultrassom capaz de medir o acúmulo de gordura por meio de ecografías precisas em 3D. Foram analisadas 4 mil pessoas sem problemas cardiovasculares aparentes que tinham entre 40 e 54 anos.Perguntas sobre a dieta dos voluntários também foram realizadas.
As pessoas do grupo que não tomavam café da manhã ou realizavam refeições com valores menores que 5% das calorias diárias, apresentaram sinais visíveis do desenvolvimento da doença. E se tratando da alter esclerose subclínica generalizada, aquela que afeta ao menos quatro das seis artérias principais do corpo e, portanto, a mais séria, a incidência quase triplica nas pessoas que não tomam o café da manhã se comparadas àquelas que comem bem antes de sair de casa: passa de 10% dos casos a 29%.
Valetin Fuster, principal autor do estudo, alertou que o hábito faz que o nosso relógio biológico entre em um caos total.“Se não toma o café da manhã, o relógio biológico entra em caos”, afirmou o pesquisador, que também é diretor do CNIC e editor da JACC. “Come-se mais tarde e ingere mais calorias do que deveria”.
Um fato curioso que o estudo revelou é que maioria das pessoas que não consumiam nada de manhã eram grande parte fumantes e consumidores assíduos de álcool e carne vermelha ou processados.
Imagem / Reprodução Internet