A colaboradora médica da NBC News, Dra. Natalie Azar, esteve no programa “Today” em 8 de março e demonstrou como realizar o simples “teste de sentar e levantar” (também conhecido como teste de levantar ou SRT) que pode ajudar a determinar a longevidade de alguém entre 51 anos a 80.
Faça o teste
O teste é bem simples. Vá de pé para sentado de pernas cruzadas e, em seguida, volte a ficar em pé sem usar nenhuma parte do corpo além das pernas e do núcleo para ajudá-lo a se levantar e descer. O teste mede vários fatores de longevidade, incluindo saúde do coração, equilíbrio, agilidade, força e flexibilidade do núcleo e das pernas.
Contagem dos pontos
Você começa o teste com 10 pontos e subtraia pontos na medida que usar os apoios.
Mão usada para apoio: -1 ponto
Joelho usado para apoio: -1 ponto
Antebraço usado para apoio: -1 ponto
Uma mão no joelho ou coxa: -1 ponto
Lado da perna usado para apoio: -1 ponto
O estudo foi realizado em 2.002 pessoas, 68% das quais eram homens, que realizaram o teste SRT e foram acompanhadas por pesquisadores nos próximos anos. O estudo descobriu que “a aptidão musculoesquelética, avaliada pelo SRT, foi um preditor significativo de mortalidade em indivíduos de 51 a 80 anos”.
Pontuação
Os que pontuaram na faixa mais baixa , de 0 a 3, tiveram até 6 vezes mais chances de morrer do que os que ficaram nas notas mais altas (8 a 10). Cerca de 40% das pessoas na faixa de 0 a 3 morreram dentro de 11 anos do estudo.
“Oito pontos ou mais é o que você quer”, disse Azar. “À medida que envelhecemos, passamos o tempo falando sobre saúde cardiovascular e condicionamento aeróbico, mas equilíbrio, flexibilidade e agilidade também são muito importantes”, enfatizou ela.
Deve-se notar que as pessoas que pontuaram mais baixo no teste eram as mais velhas, o que lhes dava um risco elevado de morte.
“Quanto mais ativos formos, melhor podemos acomodar os estressores, maior a probabilidade de lidarmos com algo ruim que aconteça no futuro”, disse o Dr. Claudio Gil Araujo ao USA Today.