A cantora Ivete Sangalo compartilhou, recentemente, uma imagem ao lado de suas bebês gêmeas recém-nascidas, Marina e Helena, do filho Marcelo e do marido, Daniel Cady. A família completa, esbanjando alegria com a chegada das pequenas! Mas, algumas pessoas perceberam manchas escuras pelo rosto de Ivete.
Melasma:
De acordo com a dermatologista Fabíola Viterbo, essas manchas são chamadas de melasma. Ela não é uma doença, mas sim uma patologia dermatológica que provoca incômodo. É caracterizada justamente pelo aparecimento dessas manchas, em especial no rosto, parte que fica mais exposta ao sol e não tem cura.
Geralmente aparecem em um tom mais claro, mas se não tratada podem escurecer e aumentar de tamanho. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), os fatores para o surgimento do melasma são diversos. Vão desde a exposição sol e a raios ultravioleta, anticoncepcionais e até a gestação (antes se associava muito o melasma à gravidez por conta das alterações hormonais). Predisposição genética também é um fator decisivo: homens também podem apresentar a patologia.
A própria Ivete publicou, alguns dias antes do seu parto, que sofria com “manchas de progesterona na pele”:
“Tô procurando um aplicativo que tire essas manchas de progesterona [na realidade], mas não existe essa possibilidade”, disse. Ela contou que o melasma apareceu na primeira gestação.
Tratamento da patologia:
De acordo com Fabíola, o tratamento pode durar um mês ou muito mais tempo e acabar não retirando as manchas por completo:
“Você pode tratar através de substâncias clareadoras, como vitamina C, hidroquinona – a mais comum – e os ácidos fítico e kójico, além, claro, da proteção solar”, explica. O protetor solar precisa ser indicado pelo dermatologista, além dos outros cuidados com a exposição ao sol e o laser também pode ser uma opção de tratamento. Ela explica que o melasma não tem relação com o câncer de pele.
De acordo com a dermatologista Marta Mascarenhas, ela é mais comum em pessoas com a pele mais escura. “O melanócito – célula que produz a melanina que dá pigmento à pele – é estimulado pela radiação do sol e luzes visíveis e, em grande quantidade, causa a aparição do melasma.”
É importante começar um tratamento o quanto antes, para que as machas não se tornem ainda mais escuras.
Foto: Reprodução/ Instagram/ Internet
Fonte: Correio 24 horas