De acordo com uma pesquisa realizada por cientistas britânicos, uma alimentação saudável e equilibrada não é capaz de coibir os males causados pelo excesso do consumo de sal. A falta de moderação está diretamente ligada a problemas como aumento da pressão arterial e nem mesmo uma mudança na dieta é capaz de ajudar a lidar com o problema.
Os pesquisadores chegaram à conclusão de que ingerir mais de 8,5 g de sal por dia – o que, por consequência faz com que a pressão arterial se eleve – pode desencadear doenças cardiovasculares, AVC e outras enfermidades. O excesso dificulta o trabalho do coração em bombear o sangue e levá-lo para todo o corpo.

“Hoje em dia nós enfrentamos uma epidemia global no que diz respeito à ingestão de sal e casos de pressão arterial alta. E a pesquisa que realizamos comprova que não existem truques para reduzir a pressão”, explica o médico Queenie Chan. “É essencial procurar ter uma dieta com baixo teor de sal. Mesmo que a dieta seja saudável e equilibrada”, acrescenta.
A recomendação por parte de especialistas é que o consumo de sal não seja superior a seis gramas diárias, no entanto alimentos industrializados fazem com que a quantidade seja facilmente superada.
Danos ao coração
Uma outra pesquisa britânica realizada em agosto do ano passado traz à tona números ainda mais preocupantes. Pesquisadores identificaram que apenas duas colheres (de chá) diárias de sal – na casa de 3,73 g – já são suficientes para causar danos ao coração.
Além de aumentar a pressão arterial, a alta ingestão de sal também é responsável por tensionar os músculos do coração, o que acelera os batimentos cardíacos. As consequências estão associadas a graves doenças.

Fonte: Veja












