A África do Sul sofre todos os dias com a caça de rinocerontes. Infelizmente essa é uma prática comum no continente africano, pois as pessoas acreditam que o material pode até mesmo curar doenças.
Por si só, essa prática já é extremamente triste, porém, quando se inclui filhotes no meio, a história já ganha um novo contexto. Isso porque um vídeo, que viralizou nas redes sociais, deixou o mundo um pouco mais triste ao mostrar um filhote vendo sua mãe morta.
O pequeno rinoceronte tentar desesperadamente sugar o leite de sua mãe já morta e sem o chifre, que havia sido cortado por caçadores. Por trás da câmera, a voz do piloto de helicóptero Nico Jacobs é ouvida descrevendo a cena. “Que cena trágica de uma mãe morta e seu bebê tentando desesperadamente sugar leite, sem resposta de sua mãe”, diz ele. “Não consigo entender isso, é absolutamente horrível ver, vê-lo tentando sugar um pouco de leite”.

O rinoceronte de apenas um mês de vida pode ser ouvido chamando sua mãe enquanto tenta empurrar sua cabeça. Os socorristas pensam que apenas algumas horas mais cedo naquele dia, a fêmea tinha sido morta e depois os dois chifres cortados. Apesar dos filhotes não terem chifre, muitas vezes eles são atingidos por tiros também ou paralisados pelos assassinos, porque podem “atrapalhar” o processo de obter o chifre quando se agarram desesperadamente à mãe.
Veja o triste vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=rc6x5rj8C1A
A pequena sobrevivente
Pelo menos no caso, Lottie, como a pequena rinoceronte foi chamada, sobreviveu. No entanto, por ter agora um medo natural de humanos, Lottie teve que ser vendada e sedada. O Sr. Jacobs, da caridade Rhino 911, foi quem encontrou a pequena órfã. “Nós tivemos um telefonema sobre alguns dos rinocerontes que vivem neste parque e, por coincidência, encontramos este filhote caminhando sozinho e desidratado”, disse ele. “Ela imediatamente me alertou e eu consegui encontrar a mãe e ver o que estava errado, porque não era normal que um bebê estivesse sozinho. É completamente anormal. Quando cheguei lá, encontramos a mãe morta no barranco e com os dois chifres cortados. Felizmente para nós, o bebê voltou para sua mãe e fomos capazes de alertar imediatamente o veterinário e levá-lo a salvo”.

“Perdemos agora 11 rinocerontes nas últimas quatro semanas, nesse parque específico”, disse Sr. Jacobs. “Eu acho que eles estão se escondendo nas montanhas durante a noite e, depois, fazendo essas matanças no início da manhã, que é o momento em que aquela rinoceronte foi baleada”.
A situação dessa espécie realmente é desesperadora. O mundo precisa se atentar a casos desta forma para que esses animais tenham o direito de viver em seu habitat, sem serem caçados o tempo todo.
Fonte: Daily Mail


