Estima-se que no Brasil sejam mais de 270 mil pessoas com Síndrome de Down. Muitos pais, quando recebem o diagnóstico da condição, ficam sem chão. Há muito o que enfrentar ao lado do filho, mas acima de tudo, há muito amor. Logo que Luiz Henrique nasceu, sua mãe, Rafaela Monteiro, soube que ele era muito especial. O menino, que nasceu prematuro de 8 meses, tem Síndrome de Down e hoje, com 2 anos, é a paixão da família.
A mãe compartilha as alegrias e a rotina ao lado dele no Instagram, com o perfil Meu Lado Materno. Rafaela conta que no primeiro momento, a notícia foi um choque:
“Eu não sabia muito de Down, foi um choque. Era uma notícia bombástica, eu não sabia o que fazer, não sabia nada de Down. Foi um mês de aceitação, de entender o porquê daquilo”, relata. O que ela passou se encaixa no sentimento de muitos pais que estiveram na mesma situação, por isso a importância de falar sobre o assunto e de mostrar que eles não estão sozinhos.
Muda a vida completamente:
Rafaela mergulhou no universo da Síndrome de Down para entender tudo o que acontecia com o filho. Hoje, ele faz 8 terapias diferentes, entre fonoaudiologia, terapia ocupacional, dentre outras. Dessa forma, o desenvolvimento dele está acontecendo de forma compatível ao das outras crianças de sua idade. A mãe sabe que há muito pela frente, mas cada conquista é uma nova alegria, recheada de esperança.
Redes sociais:
Sua primeira postagem no Instagram com o filho foi para contar à família sobre a notícia. Com o tempo, as pessoas foram se encantando com Luiz. Rafaela largou o emprego para se dedicar completamente à criação do menino e passou a compartilhar tudo nas redes sociais e ganhar muitos seguidores.
“Comecei apenas compartilhando suas realizações com as pessoas e recebendo de volta o que elas queriam compartilhar. Com o tempo, ele foi ficando mais famoso e eu recebendo mais mensagens de gente perguntando como lidar tão bem com a situação. É uma motivação, é gostoso ajudar”, conta.
Embora receba algumas criticas, a maioria relacionada à exposição da criança. Mas, ela acredita na importância de levantar o assunto da Síndrome de Down e em como essa socialização pode trazer frutos positivos para o filho. Isso ajuda também outras mães a se identificarem e entenderem melhor seus filhos: “E não ajuda só as outras mães, me ajuda muito também. Vejo os sinais de que ele está aprendendo”, explica.
Melhora no desenvolvimento:
A dedicação de Rafaela para que o desenvolvimento do filho seja cada vez maior é exemplar. Ela trabalha em casa com ele, em conjunto com a ajuda de especialistas em diferentes áreas, até montando brinquedos. Com todo o alcance do perfil nas redes sociais, diversas marcas procuram a mãe e Luiz para parcerias. Famoso na cidade, adora o carinho das pessoas nas ruas e começou uma nova etapa ao ingressar na escola!
A Síndrome de Down é realidade em muitas famílias. Nem todas tem acesso ao número de informações necessárias, por isso a importância de se falar sobre a condição. Além disso, quebra tabus e preconceitos que ainda existem e mostra que o Down não define a pessoa e nem a limita!
Foto: Reprodução/ Instagram/ Arquivo Pessoal/ Rafaela Monteiro da Silva
Fonte: Vix