O processo de adoção, não só no Brasil, mas em diversos lugares do mundo, é complicado, demorado e extremamente exaustivo, tanto para as crianças quanto para os pais, que acabam passando anos na fila de espera para enfim ter seu filho em seus braços. E isso acaba fazendo com que muitos desistam no meio do processo.
Mas, um relato emocionado da cantora Madonna mostra que não há barreiras para o amor de uma mãe. Ela, que possui outros filhos adotivos, contou sobre o que passou durante a adoção de Mercy James, hoje com 11 anos, na inauguração de um hospital pediátrico no Malawi, na África, país de origem da menina e tocou a todos com sua história.
Segundo ela, as leis de adoção no país não são alteradas desde 1940 e o processo é extremamente difícil. No relato, Madonna fala sobre como foi – primeiro adotou David, que estava em um orfanato diferente de Mery e tudo ocorreu tranquilamente. Mas, com a menina o caso não foi bem assim:
“E quando eu segurei cada um deles em meus braços, eu sussurrei em seus ouvidos que eu cuidaria deles. E prometi que eles cresceriam e se tornariam adultos fortes e saudáveis. Eu obtive a permissão para adotar David primeiro. E, algum tempo depois, entrei com uma petição para adotar Mercy. Mas desta vez, o juiz disse não.”
Seu pedido foi negado pelo juiz que alegou que Madonna havia acabado de se separar e não estava apta para cuidar da pequena, na época com 4 anos. Ela não se deu por vencida e não desistiu de Mercy um só momento – levou o caso para a Suprema Corte e ganhou. Hoje, Mercy já está crescida e recebendo todo o amor no lar da cantora:
“Lutei por Mercy e ganhei. Não foi fácil. E com o sangue, o suor e as lágrimas de tantas pessoas, aqui, hoje, lutamos por este hospital – e nós ganhamos. Então eu estou aqui para dizer: nunca, nunca desista de seus sonhos. Nunca pare de lutar pelo que você acredita. E, finalmente: o amor conquista tudo”.
Ela mostrou que não importa quais sejam as adversidades e os problemas que tenham que enfrentar, os pais têm um amor incondicional e superaram qualquer coisa por seus filhos.
Você pode ler o relato da Madonna na íntegra aqui, traduzido pela revista People:
“Conheci Mercy logo depois de conhecer meu filho David, mas eles estavam vivendo em orfanatos diferentes. David estava em Mchinji em Home of Hope, e Mercy estava aqui em Blantyre em Kondanani. Mercy sofria de malária, e David de pneumonia.E quando eu segurei cada um deles em meus braços, eu sussurrei em seus ouvidos que eu cuidaria deles. E prometi que eles cresceriam e se tornariam adultos fortes e saudáveis. Eu obtive a permissão para adotar David primeiro. E, algum tempo depois, entrei com uma petição para adotar Mercy. Mas desta vez, o juiz disse não.
Havia me divorciado recentemente e ele me informou que como uma mulher divorciada, não era apta para criar filhos e que Mercy James estava melhor crescendo em um orfanato.
Se vocês me conhecem, vocês podem imaginar como recebi essa informação. É verdade, sou uma lutadora pela liberdade. Sou feminista. Eu sou um coração rebelde. Mas também sou um ser humano compassivo e inteligente. E se você não pode me dar um motivo lógico para a palavra ‘não’, então não aceito a palavra ‘não’.
Contratei uma equipe de advogados e levei o meu caso para a Suprema Corte, e não foi uma batalha fácil. As leis de adoção no Malawi não foram reformadas desde o início dos anos 40, e ainda não aconteceu nada para que alguém as mude. Então, meu argumento era que as mulheres criavam crianças há séculos, por conta própria…para não mencionar o fato de que eu estava fazendo muito bem criando meus próprios três filhos.
Eu nunca desisti. E eu nunca recuei. E eu acredito que, se você quer algo suficientemente rico na vida, o universo conspirará para te ajudar a obtê-lo. Pode não ser exatamente quando você quer, pode não vir exatamente quando você acha que virá. Pode não vir na embalagem que você deseja. Mas se você perseverar, você ganhará.Lutei por Mercy e ganhei. Não foi fácil. E com o sangue, o suor e as lágrimas de tantas pessoas, aqui, hoje, lutamos por este hospital – e nós ganhamos. Então eu estou aqui para dizer: nunca, nunca desista de seus sonhos. Nunca pare de lutar pelo que você acredita. E, finalmente: o amor conquista tudo”.

Emocionante não é? E você, já passou ou conhece alguém que teve de passar por uma situação difícil em um processo de adoção?Foto: Reprodução/Internet/Instagram/RaisingMalawi
You must be logged in to post a comment Login