Preso conhece filho pela primeira vez

Super Humanos

Juíza autoriza preso a conhecer o filho de um mês no tribunal e momento leva todos às lágrimas

By Carol Guedes

April 26, 2018

A população carcerária não só no Brasil, mas no mundo, é muito grande. Em especial, nos Estados Unidos, que conta com a maior, com cerca de 2 milhões de detentos. Diversas penitenciárias não apresentam condições humanas de sobrevivência, por exemplo, o que provoca uma grande dificuldade quando o assunto é a ressocialização dos presos. Além disso, nos EUA, eles são conhecidos pela rigidez.

Há alguns dias mostramos uma iniciativa em uma penitenciária de Guarulhos, São Paulo, que dá aula de crochê para detentos. Além de oferecer uma ocupação, oferecem uma nova forma de renda. Dessa vez, é a história de um homem em específico que tem emocionado muita gente.

Conhece o filho:

James Roder, de 24, foi condenado por roubo e impedido do contato com a esposa. Ela também teria envolvimento com o caso. Nesse meio tempo, a mulher deu à luz, mas James ainda não conhecia o filho. Graças à juíza Amber Wolf, que concedeu uma trégua na pena, esse encontro finalmente aconteceu. O homem pôde segurar seu bebê de um mês nos braços.

Esse momento aconteceu diante do tribunal e deixou todos emocionados.

“Eu sei que instaurei uma ordem de restrição entre vocês e isso não vai mudar. Estou abrindo uma exceção temporária diante do júri para que você possa encontrar com o bebê. Ele é seu filho”, explicou a juíza. Lágrimas escorreram do pai, tocado com o encontro.

Confira o vídeo:

https://www.facebook.com/humankindstories/videos/1841514592550848/

Embora o vídeo esteja em inglês, dá para perceber como todos ficaram mexidos. Como o Ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski disse à Carta Capital que a humanização é um direito do preso:

“O preso pode estar privado do direito de liberdade por um período determinado, mas ele não perde seus outros direitos e, sobretudo, o direito à dignidade humana. E você, concorda com a atitude da juíza? O que acha sobre a humanização da justiça no relacionamento com os detentos?

Foto: Reprodução/ Facebook

Fonte: Hypeness