Por mais que, no geral, as frutas e verduras sejam benéficas para o nosso organismo, a regra não necessariamente vale para os cachorros. Sem perceber, nós podemos estar dando substâncias verdadeiramente tóxicas para os nossos melhores amigos.
Confira abaixo seis alimentos que fazem parte de toda dieta saudável, mas que um cachorro jamais deve comer.
1 – Abacate

Nenhuma das partes do abacate deve ser consumida por um cão. A fruta possui uma substância chamada persina, um tipo de fungicida capaz de matar fungos e mofos. Ela é inofensiva para nós, mas faz muito mal para os pets. Um cachorro que a consumir pode sofrer com vômitos e diarreias e o efeito também ocorre em gatos, cavalos e aves.
2 – Maçã

O caso da maçã não envolve necessariamente uma proibição, mas sim um cuidado em especial. A verdade é que a maçã faz bem para os cães por conta de fibras e pectina, componentes que regulam o nível de glicemia dos bichos. E a fruta também conta com propriedades que atuam como um anti-inflamatório natural e com poderosos antioxidantes.
Então, onde mora o perigo? O risco está nas sementes. Elas contem uma substância perigosamente venenosa para os cachorros, chamada cianeto.
A recomendação é que a maçã seja servida aos pets sempre cortada em pequenos cubos.
3 – Groselha

Seu cão comeu groselha? Não hesite em levá-lo ao veterinário. O consumo da fruta torna a urgência grande. Um cão que comer a groselha pode sofrer com vômitos, diarreias e problemas renais graves. E o pior é esses últimos não se manifestam externamente. Isso ocorre por causa das altas doces de cianeto de hidrogênio presentes no alimento.
4 – Cereja

O perigo que envolve a semente está em sua planta, caroços e casca. As partes em questão contém cianeto, substância que você encontrou nos dois alimentos acima. O consumo pode ser fatal ao cachorro.
5 – Cebola e alho

A quantidade de donos que dá cebola e alho para seus cães é alarmante. Quem termina de comer uma pizza ou bife acebolado, por exemplo, nem sempre se preocupa em tirar o excesso de cebola antes de dar a iguaria ao bichinho.
Quando o consumo ocorre com frequência ou em doses altas, a cebola e o alho podem destruir os glóbulos vermelhos do sangue dos pets. O responsável por isso é um componente chamado tiossulfato.
Os cães podem desenvolver quadros de letargia, hiperventilação, gengivas pálidas e taquicardia. E nos casos mais graves e perigosos, o animal pode sofrer com colapsos respiratórios.
6 – Uva passa

Muitas pessoas fazem questão de passar longe de uvas passas. E se elas forem donas de animais, manterão a distância ainda maior. Os cães que a consomem sofrem com problemas internos. É comum que o alimento cause uma irreversível insuficiência renal.
A substância causadora do problema ainda não foi identificada pelos cientistas.
Nunca acrescente um alimento no cardápio canino sem antes consultar um veterinário de confiança.
Fonte: Canal do Pet












