A atitude beneficiará ao menos cinco pessoas que serão transplantadas
Pode ser novidade para a maioria das pessoas, mas idosos podem sim se tornarem potenciais doadores de órgãos.
Esse caso aconteceu com uma senhora moradora de São Carlos, que estava internada na Santa Casa há 20 dias. Depois de ser decretada a sua morte encefálica, a família não pensou duas vezes e decidiu doar os seus órgãos.
“Enquanto estamos chorando a morte, alguém está sorrindo para a vida e é isso que importa”, disse a irmã da doadora, Maria José Bernardo.
Já foram 15 captações de órgãos de pessoas mais velhas feitas na cidade, e a atitude da família vai ajudar cerca de 5 outras.
“Minha tia não teve filhos, mas ela está dando vida a pelo menos mais cinco pessoas. Então a gente não gera vida só quando tem filhos, tem essa possibilidade também”, ressaltou emocionada a sobrinha Glauce Mendes.

Os médicos tiveram que ser rápidos, após a permissão da família, para que tudo ocorresse com segurança.
“O trabalho circulatório do coração tem que estar funcionando para os órgãos ficarem viáveis, depois da retirada dos órgãos o coração para de bater”, explicou o médico coordenador da Comissão de Captação e Transplante da Santa Casa, Ivan Carlo Linjard.
Idade
Segundo a enfermeira Maria Thereza Lazzarini, não existe maiores problemas de captar órgãos de pessoas mais velhas, contanto que eles estejam saudáveis, funcionaram tão bem quanto o de uma pessoa jovem.
“Pessoas de 50, 60, na faixa de 70 anos, se estiveram saudáveis com os órgãos dentro da normalidade, podem ser doadoras de órgãos”, afirmou Lazzarini.

Quem controla a fila de doação é a Central de Transplantes do Estado de São Paulo, e cada um deles tem uma fila diferente.
“Normalmente a equipe dos locais (de destino) vem fazer a captação aqui. Veio uma equipe de São José do Rio Preto para captar o fígado e outra de Ribeirão Preto para captar os rins. A córnea nós fazemos aqui em São Carlos”, afirmou Ivan Carlo Linjard, Médico coordenador da Comissão de Captação e Transplante da Santa Casa.
Torcemos para que os órgãos recebidos dessa doadora tragam muita felicidade e uma nova chance na vida dos transplantados.
Fonte: G1