A insônia é um distúrbio que prejudica a capacidade de uma pessoa dormir, ou continuar dormindo ao longo de uma noite toda. Por isso, pessoas que sofrem com a insônia costumam acordar muito cansadas, tem problemas de humor e falta de energia, tendo sua qualidade de vida afetada.
Na maioria das vezes, sua causa pode estar relacionada à depressão, ansiedade, estresse, medicamentos, hábitos alimentares, idade, vícios ou até mesmo por alguma condição médica.
Entre os métodos de tratamento estão inclusos alguns remédios para o sono, como calmantes, ou até mesmo medicamentos que tratem algumas das causas do distúrbio. Algumas posições do yoga também podem ser muito relaxantes e ajudar na resolução desse problema.
Por isso, nós separamos para você algumas dessas posições e quais são suas funções. Confira:
1. Balasana (Postura da Criança)

Essa postura ajudará a relaxar seu sistema nervoso, costas, ombros, barriga e sua mente. Se o seu glúteo não for capaz de encostar no seu calcanhar, dobre um cobertor algumas vezes e coloque embaixo do bumbum para que você possa relaxar. Você pode alongar seus braços à frente do corpo ou deixá-los relaxados ao seu lado.
Quando você estiver na postura da criança, respire profundamente, especialmente expandindo as costas. Mas atenção, essa posição não é recomendável para pessoas com problemas nos joelhos.
2. Supta Baddha Konasana (Postura da Deusa Reclinada)

Também conhecida como a posição da borboleta, essa posição relaxará todo o seu corpo. Deitado de costas, dobre os joelhos, junte as solas dos pés e gentilmente deixe os seus joelhos se afastarem e caírem para o lado. Então, respire fundo expandindo até o abdômen inferior.
Muitos de nós não conseguiremos deitar o corpo inteiro no chão nessa pose, por isso, é possível colocar uma pilha de livros, um cobertor enrolado, ou um travesseiro embaixo dos joelhos para que nossos joelhos não fiquem suspensos.
3. Apanasana (Joelhos no peito)

Deitado de costas, dobre os joelhos no peito e abrace as pernas (de preferência, próximo às canelas), balançando de um lado para o outro. Mantenha suas pernas, pés e ombros completamente relaxados, respirando profundamente.
4. Supta Matsyendrasana (Torção deitada)

Deitado de costas, dobre os joelhos e depois deixe-os cair para o lado direito. Mesmo que você precise estabilizar suas pernas segurando-as com a mão direita, é importante abrir o braço esquerdo na altura do ombro e delicadamente girar a cabeça para o lado esquerdo.
Deise seus ombros relaxados o máximo que conseguir e respire fundo. Depois, repita toda a postura, girando a perna para o outro lado.
5. Matsyasana (Postura do Peixe)

Deitado de costas com seus braços no chão, deslize as mãos, com as palmas para baixo, por debaixo do seu bumbum. Então, pressione o seu antebraço no chão e dobre os cotovelos, levantando o tronco para abrir bem o peitoral.
Se sua garganta ou pescoço estiverem confortáveis, você pode olhar para cima ou deixar sua cabeça cair para trás, mas lembre-se de não fazer movimentos bruscos.
Então respire fundo – entre 5 e 10 vezes – e retire as mãos de debaixo do corpo. Deite completamente no chão e aproveite a sensação de ter o peito expandido.
6. Paschimottanasana (Alongado para frente)

Sentado, deixe as pernas à frente do seu corpo e, antes de levar o corpo para frente, sente-se com a postura ereta. Alongue bem a coluna para cima e depois jogue o tronco para frente.
Se apoie para manter as costas retas, colocando as mãos próximas às suas coxas ou joelhos, de acordo com o quanto você conseguiu ir à frente. E, novamente, respire fundo.
7. Parivrtta Sukhasana (Torção sentada)

Sente com as pernas cruzadas, coloque a sua mão direita no seu joelho esquerdo e a sua mão esquerda atrás do seu quadril esquerdo. Então, gire o tronco de seu corpo gentilmente para a esquerda. Mantenha sua respiração controlada e eleve a coluna, mesmo quando estiver girando o tronco. Repita a posição do outro lado.
8. Viparita Karani (Postura com as pernas na parede)

Encontre uma parede em algum local que tenha espaço suficiente no chão para que você possa deitar e estender suas pernas para cima, encostando nela. Então, deixe seus braços nas laterais do seu corpo e os seus ombros relaxando em direção ao chão. Respire fundo, expandindo o peito.
Gostou dessas ideias? Aproveite para iniciar uma nova prática e descobrir todos os benefícios que ela pode trazer para sua vida e para sua saúde.
Fotos: Não Acredito












