Um inspirador trabalhador de saneamento de 63 anos na China cativou as redes sociais do continente ao dominar a arte do balé para realizar um sonho de infância.
Liu Ziqing não tinha nenhuma experiência em balé quando começou a dançar, há uma década, mas graças ao estudo diligente e à prática assídua, agora está se apresentando no palco ao lado de jovens dançarinos profissionais, informou a mídia estatal CCTV.
“A última década foi o período mais maravilhoso da minha vida porque comecei a estudar balé e comecei a seguir o meu sonho”, disse Liu.
O homem disse que se interessa por balé desde pequeno.
Naquela época, o filme The Red Detachment of Women , sobre um espetáculo de balé, era popular em todo o país. Liu disse que assistiu mais de 10 vezes, tal é seu amor pela forma de arte.

No entanto, a pobreza impediu-o de aprender balé, pois cresceu numa família pobre numa aldeia perto de Baotou, a maior cidade da região autónoma da Mongólia Interior, no norte da China.
Ele se tornou fazendeiro em sua cidade natal e às vezes trabalhava como limpador de ruas.
Há uma década, aos 53 anos, Liu decidiu aprender balé: “Eu pensava em dançar há todos esses anos. Um dia, vi na TV um curso de formação básica de balé, o que me despertou a ideia de que eu deveria tentar aprender a dançar”, disse.TODA SEXTA-FEIRADescubra notícias e insights sobre mulheres pioneiras, questões sociais e diversidade de gênero na ÁsiaAo enviar, você concorda em receber e-mails de marketing do SCMP. Se você não quiser, marque aquiRECEBA NOSSA NEWSLETTERAo se cadastrar você concorda com nossos
Esforço
Liu pratica em vários locais, desde fazendas próximas, beiras de estradas e no quintal de sua casa. Ele às vezes dorme na posição leg press para melhorar sua força.
Sua esposa e filhos o apoiam, mas seus vizinhos costumam julgá-lo.
“Eles me viram praticando e disseram: ‘Você está louco. Qual o sentido de dançar nesta idade? Por que não viver uma vida normal? Eu os ignorei”, disse Liu.
Ele disse que fica feliz dançando e que a prática tem beneficiado sua saúde.
“No passado, tive problemas de estômago. Depois de dançar regularmente na última década, a maioria dos problemas estomacais desapareceu”, disse ele.
Ele também participou de uma aula na Universidade Normal de Baotou.
“Quando estou nesta turma, sinto-me como aqueles jovens estudantes, como se tivesse voltado a ser jovem”, disse Liu, acrescentando: “Agora estou a fazer o que queria fazer quando era jovem”.

Shi Jianxing, professor da universidade, disse: “Durante as aulas de habilidades básicas, muitos alunos claramente não queriam estar presentes, mas Liu estava gostando muito da aula e estava sempre sorrindo. Sua paixão pelo balé realmente me emociona.”