Estudo encontra mais de 10 mil bactérias e fungos em roupas íntimas. E os riscos envolvidos são piores do que você imagina


0
139 shares

Uma pesquisa realizada em Campinas identificou a quantidade de bactérias existentes nas roupas íntimas que usamos. Foram analisados calcinhas, sutiãs e cuecas de várias pessoas. Nas peças foram encontradas mais de 10.000 bactérias e fungos que podem causar inúmeras doenças aos órgãos genitais. O risco para a saúde vai desde alergias a graves infecções.

Realizado pela Faculdade Devry Metrocamp, o estudo analisou 52 peças, sendo 27 novas e 25 já utilizadas. As novas apresentaram uma contaminação em 85% por bactérias resistentes. As usadas com risco de doenças em 92% delas. As peças eram de homens e mulheres de 20 a 55 anos.

“A gente analisou o forro, a parte que fica muito mais em contato com o ânus e a região vaginal ou peniana. […] Se a pessoa já tem uma predisposição, fez uma cirurgia ou está com uma ferida, pode desenvolver dias depois um desconforto. É uma irritação, uma ardência e isso pode levar a um quadro de infecção mais grave“, afirma a doutora em ciência de alimentos, bióloga e pesquisadora Rosana Siqueira.

Uma pesquisa que podem existir mais de 10.000 bactérias e fungos nas roupas íntimas que usamos.

 

A principal causa da presença dessas bactérias e fungos está no descaso com a higiene pessoal. Isso pode provocar infecções severas, dor, corrimento, alergia e outras doenças. Quem possui hemorróidas e fístulas anais corre ainda mais perigo de contrair algum mal.

Como se prevenir?

A melhor forma de evitar que as infecções te atinjam é dando importância ao hábitos de higiene que muitas vezes acabamos negligenciando. Lavar as peças tanto usadas como as novas é fundamental. Muitas pessoas compram roupas novas e alegam que não é necessário lavar, porém elas esquecem que nas lojas também existem sujeira.

O ideal é que as peças não sejam lavadas com sabão em pó ou outros produtos durante o banho. O mais aconselhável é o sabão neutro. Outra dica bem importante é não misturamos com outros tipos de roupa e muito menos deixar dias no cesto.

Fonte: G1

 

 


Like it? Share with your friends!

0
139 shares

What's Your Reaction?

hate hate
0
hate
confused confused
0
confused
fail fail
0
fail
fun fun
0
fun
geeky geeky
0
geeky
love love
0
love
lol lol
0
lol
omg omg
0
omg
win win
0
win
Melissa Aoki