Imagine que você está trabalhando em uma escola e uma das crianças está começando a agir mal. O que você faz?
Tradicionalmente, a resposta seria dar detenção ou suspensão ao garoto indisciplinado.
Mas, na minha memória, a detenção tendia a envolver olhar para as paredes, entediado demais, tentando falar sub-repticiamente com as crianças ao meu redor sem ser pego ou tentando ler um livro. Se foi projetado para me fazer pensar sobre minhas ações, realmente não funcionou. Apenas fazia tudo parecer estúpido e injusto.
Mas a Robert W. Coleman Elementary School tem feito algo diferente quando os alunos atuam: oferecendo meditação.
Em vez de punir crianças perturbadoras ou mandá-las para a sala do diretor, a escola de Baltimore tem algo chamado Mindful Moment Room.
A sala não se parece em nada com sua sala de detenção sem janelas padrão. Em vez disso, está cheio de lâmpadas, enfeites e almofadas roxas macias. As crianças que se comportam mal são incentivadas a se sentar na sala e fazer práticas como respiração ou meditação, ajudando-as a se acalmar e se reorientar. Eles também são convidados a falar sobre o que aconteceu.

A meditação pode ter efeitos profundamente positivos na mente e no corpoFoto da Holistic Life Foundation, usada com permissão.
Meditação e atenção plena são bastante interessantes, cientificamente.

A meditação consciente existe de uma forma ou de outra há milhares de anos. Recentemente, porém, a ciência começou a observar seus efeitos em nossas mentes e corpos e está encontrando alguns efeitos interessantes.
Um estudo, por exemplo, sugeriu que a meditação consciente poderia dar aos soldados praticantes uma espécie de armadura mental contra emoções perturbadoras, e também pode melhorar a memória. Outra sugestão de meditação consciente pode melhorar a atenção e o foco de uma pessoa.
Estudos individuais devem ser feitos com cautela (os resultados nem sempre aparecem em todas as situações), mas, no geral, a ciência está começando a construir uma imagem realmente interessante de como a meditação pode ser incrível. A atenção plena, em particular, tornou-se parte de certas psicoterapias bastante bem-sucedidas.

O programa também ajuda a orientar e ensinar as crianças, além de ensiná-las sobre o meio ambiente.

Eles ajudam a limpar parques locais, construir jardins e visitar fazendas próximas. A Philips disse que até ensina as crianças a serem co-professoras, deixando-as conduzir as sessões de ioga.
Isso também não está acontecendo apenas em uma escola. Muitas escolas estão tentando esse tipo de pensamento holístico e estão produzindo resultados incríveis.