Specialisterne: viabilizando um milhão de empregos
O filho do fundador da Specialisterne, Thorkil Sonne , recebeu o diagnóstico de “autismo infantil, inteligência normal” aos 3 anos de idade. Isso motivou Thorkil a ingressar em um capítulo local da Autismo na Dinamarca. Logo, ele se tornaria o presidente desta organização local. Foi aqui que Thornkil aprendeu que pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) raramente têm a chance de usar suas habilidades especiais no mercado de trabalho.
Depois de 15 anos trabalhando com TI em empresas de telecomunicações, Sonne sabia o valor das habilidades que via nas pessoas com TEA. Com o apoio de sua família, Thorkil conseguiu iniciar a Fundação Specialisterne. Sua organização sem fins lucrativos visa criar um milhão de empregos globalmente para pessoas com autismo.
As pessoas com autismo geralmente possuem habilidades muito valiosas no mercado de trabalho. Tomemos, por exemplo, uma memória notável ou um olhar notável para os detalhes.
Além disso, eles costumam ter uma maneira estruturada de trabalhar, podem pensar fora da caixa e têm paixão pelos detalhes. Além disso, muitas vezes são capazes de realizar tarefas repetitivas com entusiasmo incessante.
A Specialisterne os define como “pessoas especializadas” – especialistas com um potencial de negócios que pode ser realizado por meio de compreensão e gerenciamento especiais.
Neurodiversidade como vantagem competitiva
A missão da Specialisterne é coletar e compartilhar conhecimentos que ajudem as pessoas com autismo a prosperar e se destacar no mercado de trabalho:
- Apoiar o desenvolvimento e a implantação internacional da Specialisterne – licenciados locais que baseiam seu modelo de negócios no conceito de avaliação, treinamento e contratação de pessoas com autismo.
- Apoiar as partes interessadas no mercado de trabalho na integração de pessoas com autismo no mercado de trabalho.
- Criar respeito e conscientização sobre as habilidades e direitos das pessoas com autismo com base na Convenção da ONU, nos Direitos das Pessoas com Deficiência e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Ensinar os empregadores a ver a neurodiversidade como uma vantagem competitiva por meio de:
- Liderança em sua indústria
- Ganhos de produtividade
- Melhoria da Qualidade
- Acesso a um banco de talentos inexplorado
- Melhores práticas de gestão
- Melhoria da reputação
- Capacidades inovadoras aumentadas
- Grandes aumentos no engajamento dos funcionários
A Specialisterne pode ser encontrada atualmente nos seguintes locais ao redor do mundo: Dinamarca, EUA, Irlanda, Irlanda do norte, Espanha, Brasil,Canadá, Noruega, Islândia, Áustria, Austrália, Cingapura, Itália,