A intuição de um homem cívico para verificar se estava tudo bem salva a vida de outro
Aurelio “Rikki” Todd estava dirigindo para o leste na Burcham Drive, em Lansing, Michigan, em uma corrida para seu serviço de entrega de maconha medicinal, Caregiver of Lansing, quando se viu apoiado por cerca de 15 carros. Enquanto avançava, preparado para seguir em frente, Todd teve um pensamento: “O homem ficou sentado ali e perdeu duas luzes. Tem que haver algo errado.”, conforme relatado.
É uma sorte Todd parar para verificar o veículo imóvel, porque quando ele encontrou Kobie Johnson , de 45 anos, aparentemente inconsciente ao volante, as coisas pareciam terríveis. Todd bateu na janela para acordar o homem, mas os olhos de Johnson esvoaçaram e então sua cabeça caiu sobre o ombro. Não parecia que ele estava respirando.
Todd correu para seu carro e ligou para o 911, dizendo ao despachante para se apressar porque o homem não respondia. Seu amigo que estava andando com ele mudou o carro de Todd e começou a ajudar a tirar o trânsito do caminho.
Enquanto esperavam que os socorristas chegassem ao local, Todd continuou conversando com Johnson pela janela enroscada.
“Eu continuei batendo no carro gritando… ‘Espere. Apenas espere’”, disse Todd . “Eu queria que ele soubesse que ninguém vai a lugar nenhum. Estava aqui. Eles estão vindo. Não se preocupe. Apenas espere.”
O oficial de East Lansing Andrew Stephenson foi o primeiro a chegar, seguido pelo oficial Matt Heffelfinger e o sargento. Erich Vedder.

Um Sr. Johnson recuperado posa com seus socorristas Kobie Johnson, segundo da esquerda, posa com, da esquerda, o policial de East Lansing Andrew Stephenson, Aurelio Todd e o sargento da polícia de East Lansing. Erich Vedder na quarta-feira, 20 de novembro de 2019, na casa de Johnson em East Lansing. 26.
“Acordei naquela quinta-feira pensando que era outro dia aleatório, sem saber que poderia ser o meu último”
Stephenson viu que Johnson ainda estava com o pé no freio e o carro estava engatado. Ele puxou seu carro-patrulha perpendicularmente na frente do carro de Johnson para impedi-lo de se mover. Então, Vedder usou um dispositivo projetado para cortar um cinto de segurança e quebrar a janela de um carro. Stephenson destrancou as portas do carro enquanto Vedder e Heffelfinger puxavam o inconsciente Johnson para a calçada.
Após avaliar a cena, Vedder iniciou as compressões torácicas. Quando os paramédicos chegaram e assumiram os cuidados de Johnson, eles relataram um pulso fraco.
No Sparrow Hospital, os médicos disseram que a situação parecia grave. Os médicos disseram à família e à esposa de Johnson que ele havia sofrido uma parada cardíaca e estava em coma médico.
Mas, para alívio de todos, Johnson sobreviveu e saiu do coma. Ele saiu de licença médica do trabalho e disse que havia sido tratado de diverticulite, e a infecção desencadeou a parada cardíaca.
Enquanto Johnson estava hospitalizado, os médicos implantaram um desfibrilador para manter seu coração regulado. Ele recebeu terapia para habilidades motoras finas e alguma memória.
Grato
Johnson diz que está em uma situação interessante porque não consegue se lembrar do incidente.
“Nunca poderei agradecer a todos os envolvidos. É difícil porque não me lembro disso” , disse .
“Tenho certeza de que acordei naquela quinta-feira pensando que era outro dia aleatório, sem saber que poderia ser o meu último”, disse Johnson, refletindo sobre sua provação. Ele diz que é importante “viver cada dia ao máximo, porque você nunca sabe se está prometido outro”.

Sargento de Polícia de East Lansing. Erich Vedder mostra a ferramenta que usou para quebrar a janela de Kobie Johnson na quarta-feira, 20 de novembro de 2019, na casa de Johnson em East Lansing. Johnson sofreu uma parada cardíaca em seu veículo em 26 de setembro enquanto estava na Burcham Drive. O sargento Vedder, dois outros policiais de East Lansing e o bom samaritano Aurelio Todd ajudaram a salvar Johnson.
Polícia elogia as ações de Todd
Johnson disse que não culpa os motoristas que deram a volta em seu carro sem checá-lo. Ele provavelmente teria feito o mesmo. Agora, disse ele, terá o cuidado de questionar tais situações, como fez Todd.
Os oficiais elogiaram a ação de Todd. “Tirar meio segundo de seu dia para avaliar a situação ao invés de apenas dirigir ao redor dele… ele tomou o curso de ação correto na minha opinião em todos os aspectos do que ele fez”, disse Stephenson.
Johnson disse que, se não fosse pela hesitação de Todd em passar seu carro, ele não estaria aqui.
“Quem sabe quantos ciclos de luz mais eu teria aguentado? Eu não acho que haveria uma chance de eu ter sobrevivido” , disse ele.