Uncategorized

Em meio a tantos boatos, beber direto da lata realmente faz mal para a saúde?

Publicado

em

Certamente, você já deve ter ouvido falar que é perigoso consumir alguma bebida tomando-a direto da lata, não é verdade? Mas em meio a tantas coisas que nós ouvimos por aí, qual é o real tamanho do risco?

São muitos os boatos que circulam pela Internet referente a casos de pessoas (ou até de famílias inteiras) que morreram após contraírem leptospirose vinda de uma lata. É é importante não acreditarmos em tudo que é dito na web.

Seguindo um processo padrão, as latas normalmente saem das fábricas em pacotes protegidos por plástico, o que as protege contra a sujeira. E é quando chegam nas gôndolas ou passam dias nas prateleiras do supermercado (dentre outros estabelecimentos) que sujeiras vão se acumulando.

  1. Foto: Wikipedia / Reprodução

Quando este for o caso, é importante seguir algumas recomendações antes de abrir uma lata:

Limpá-la, preferencialmente, com uma esponja e detergente. Passar apenas um pano ou um guardanapo pode tirar a poeira, mas não desinfeta a lata;- Verificar as condições da lata. Não comprar se ela estiver enferrujada, inchada ou com marcas de batidas.

No caso das latas inchadas, elas podem conter micro-organismos que as contaminam, esterilização feita de maneira incorreta ou até mesmo fungos.

Anúncios

Quando as latas estiverem amassadas ou com alguma marca de batida, é importante se atentar, pois há o risco da camada de proteção interna estar comprometida. E é essa a proteção que impede que a bebida entre em contato com o metal, evitando que a ferrugem seja transferida para o líquido.

  1. Foto: Public Domain Pictures

Voltando à questão da leptospirose, mesmo em meio a tantos boatos, é importante ressaltar que o risco pode até ser real, mas é muito pequeno. Para que a doença ocorra, a contaminação seria feita pela bactéria leptospira, que pode sobreviver mais de uma semana fora do organismo do rato. Contudo, até hoje nenhum caso foi registrado pelos médicos e a própria contaminação seria difícil de ocorrer, pois a lata precisaria ter um número muito elevado de bactérias para que elas sobrevivessem às enzimas bucais (que podem neutralizar a ação da bactéria).

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Destaques

Sair da versão mobile