Uncategorized

Dermatologistas estão alertando a todos sobre o perigo do câncer de pele escondido nas pintas

Publicado

em

Pintas. Quantas mais ou menos você acha que têm pelo corpo? Mais de 10? Mais de 40? Pois é. Difícil saber, não?! Pois saiba que saber identificar as suas pintas pode indicar muita coisa sobre sua saúde. Geralmente, é a partir delas que um câncer de pele se manifesta, por exemplo.

Pois é. Obviamente ninguém quer que nada ruim aconteça. Então, por que não fazer um autoexame? Afinal, se encontrado precocemente, ele tem 100% de chance de cura.

Por isso, preste atenção em eventuais mutações como crescimento, sangramento ou descamação, por exemplo.

Outro sinais são as bordas das pintas como:

As assimetrias

Anúncios

Repare caso uma parte da pinta não se parecer com a outra.

Borda irregular

Quando sua borda aparece recortada ou com fraca definição.

A coloração

Perceba se a cor muda de uma área para a outra ou apresenta sombras marrons, preto ou mesmo branco, vermelho ou azul.

Anúncios

Diâmetro

Caso a pinta seja mais larga que 0,6 cm.

Evolução

Se ela estiver crescendo, coçando ou sangrando.

Lembre-se, porém, que manchas brancas ou com cor próxima a do café com leite não são importantes assim como as de alto relevo. Mas fique atento com possíveis feridas que não cicatrizam. Pode ser um sinal para o câncer.

Anúncios

O correto, na realidade, é fazer este autoexame a cada três meses. Isso porque, apesar de parecerem inofensivas, esse tipo de câncer é o que mais mata, por causa da possibilidade de metástase. Além, é claro, de ser geralmente diagnosticado muito tarde.

É claro que as pessoas que têm muitas pintas pelo corpo podem ter mais dificuldade em realizar este autoexame e, por isso, o mais recomendado é visitar um dermatologista que fará um mapeamento, reconhecendo se há ou não algum problema em cada uma delas. Quem não tem muitas pintas, também devem se consultar. Afinal, todo cuidado é pouco.

É importante lembrar que se a pinta for reconhecida como cancerígena, a possibilidade de cura é de 100%. Ou seja, fique atento. E não se esqueça de usar o filtro solar.

Fotos: Arte/G1, Google/Reprodução.

Anúncios

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Destaques

Sair da versão mobile