Ciência e saúde

Cuidados no salão de beleza: saiba como, por detalhe, manicure pode transmitir doença mortal

Publicado

em

Quase todo mundo que já foi ao cabeleireiro ou ao salão de beleza já passou por algum problema. Quem nunca gastou uma nota para mudar o penteado e depois ficou pensando que “não ficou do jeito que era para ficar”?

Contudo, vamos focar em uma outra situação que perturba muitos homens e mulheres preocupados com a sua estética dentro dos salões: o momento em que a manicure arranca aquele bife no canto da unha. Dói, não é mesmo? Mas o problema vai muito além de ser somente uma sensação dolorosa.

Além de micose, se infectado, o alicate usado no procedimento pode transmitir até mesmo hepatite B, uma doença silenciosa e que pode ser fatal. E o risco é redobrado quando o material não é descartado ou esterilizado adequadamente antes de ser reutilizado.

A partir do momento em que a pessoa se torna portadora do vírus da hepatite, ela corre sério risco a desenvolver doenças perigosas no fígado, como a cirrose ou o câncer primário do órgão.

Sintomas de infecção

Anúncios

O que torna a hepatite B ainda mais grave e letal é o fato de, na maioria dos casos, ela ser silenciosa. E quando o paciente, enfim, descobre, o tratamento se torna ainda mais urgente e complicado. No entanto, alguns sintomas podem alertar para a existência da infecção. São eles:

– Febre entre 37 e 38° C constante;- Dores de cabeça frequentes;- Perda de apetite;- Fezes muito claras e urina escurecida.

Além disso, havendo qualquer suspeita de que a infecção pode ter sido contraída, é essencial que um médico seja procurado com urgência. Exames mais detalhados podem confirmar a presença da doença, cujo vírus pode ser encontrado no sangue ou em outros fluídos do corpo, como a saliva.

Cuidados no salão de beleza

Para se proteger da infecção, nenhum caminho é tão eficaz quanto a higiene. Procure por salões que sejam de sua confiança e tenha atenção para ver se o material que será usado pela manicure foi desinfectado. Da mesma maneira, não tenha vergonha em perguntar como a limpeza dos objetos é feita ou até mesmo de utilizar um kit próprio de manicure, o que diminui o risco de contágio.

Anúncios

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Destaques

Sair da versão mobile