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Cuidado com a fraude! Páginas do Facebook usam fotos de crianças doentes para ganhar dinheiro

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O Facebook atualmente é muito mais do que uma simples rede social: É uma ferramenta de trabalho, comunicação e persuasão entre seus usuários. Contudo, existem também as más formas de uso, onde você pode cair facilmente nelas.

Recentemente, o Facebook deletou duas contas usadas para o Like Farming – que em português significa “fazenda de cliques”, uma forma de fraude onde os usuários interajam com a publicação e posteriormente tenham seus dados e contatos roubados, além de receber diversas mensagens de publicidade e ofertas.

Nessas páginas, a foto do filho de Sara Allen estava sendo compartilhada de forma viral. Na publicação, o menino da foto possuía um câncer e caso os usuários curtissem ou comentassem, o Facebook doaria o dinheiro necessário para ele receber uma cirurgia. A questão é que Jasper, o garoto da foto, não estava com câncer e sim com um caso grave de catapora.

Sara então resolveu fazer diversas reclamações ao Facebook sobre a infração de direito autoral da foto, já que em nenhum momento ela havia autorizado o uso da imagem de seu filho naquela publicação. Então a rede social respondeu com o cancelamento das contas, já que infringiam suas regras. Mas segundo ela, 24 horas depois as páginas já estavam novamente no ar.

O Facebook só revisou o caso quando as mídias de comunicação passaram a noticiar a história. Primeiro apenas eliminaram as publicações sobre Jasper, mas depois cancelou as contas completamente.

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O Facebook só deu instruções para que a equipe responsável revisasse o caso quando os veículos de comunicação – inclusive a BBC – passaram a cobrir o ocorrido.

A princípio, a empresa apenas eliminou as publicações fraudulentas sobre Jasper, mas depois cancelou completamente as contas associadas a essas publicações. Em entrevista à BBC, o especialista em cibersegurança Graham Cluley conta que tais fraudes são feitas justamente para ganhar dinheiro: “Em alguns casos, depois da publicação eles entram em contato dizendo que você ganhou um prêmio e tentam te convencer a dar seu número de telefone ou a se inscrever em um determinado tipo de serviço ou dar seus dados pessoais”, afirmou.

“A maioria das pessoas acredita em tudo que vê na internet. Deveriam ser mais cuidadosas sobre o que curtem e compartilham nas redes”, termina fazendo um alerta.

Fotos: Reprodução / Mercury Press

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