O simples ato de coçar os olhos pode parecer muito normal para a maioria das pessoas, entretanto se repetido inúmeras vezes e com muita intensidade pode gerar graves danos a córnea, a qual é a responsável por permitir a entrada de luz e também por executar dois terços das tarefas de foco.
Segundo especialistas, ao esfregamos os olhos constantemente, a córnea, ao longo do tempo, tem a capacidade de mudar a sua forma provocando grandes mudanças na visão e aumentando os riscos de aparecimento de doenças graves, como a ceratocone, em que a córnea adquire um formato cônico, fazendo com que a visão fique totalmente distorcida.
As chances de desenvolver ou aumentar o grau de astigmatismo também são grandes ao criarmos o atrito entre a pálpebra e a córnea. Por isso os oftalmologistas devem ser procurados o mais rápido possível por pessoas que sofrem diariamente com coceiras nos olhos.
Normalmente os especialistas irão receitar medicamentos antialérgicos e/ou lubrificantes oculares que evitarão o ressecamento. Outra maneira de evitar que as coceiras apareçam é lavando os os cílios e sobrancelhas com xampu neutro, impedindo assim que possíveis impurezas, poluição e resíduos de maquiagem provoquem irritações aos olhos.
Nunca aplique nada nos olhos sem a prescrição de um especialista da área, o uso indevido de medicamentos pode agravar mais ainda o quadro de doenças, ainda mais a região dos olhos que é tão sensível aos efeitos externos.
Imagem: Reprodução Internet