Conecte-se conosco

Super Humanos

Conheça o homem que salvou mais de 2 milhões de bebês doando seu sangue

Publicado

em

Homem doa sangue

Doar sangue é um ato de generosidade capaz de salvar diversas pessoas. Mesmo assim, no Brasil, apenas 1,8% da população doa, de acordo com dados recentes. Uma única doação pode salvar até quatro pessoas, por exemplo. A meta da OMS – Organização Mundial de Saúde, é de que esse número suba para 3%.

As campanhas para incentivar o ato são diversas e quanto mais sensibilizar as pessoas, mais efetivas se tornam. James Harrison não é brasileiro e sim australiano, mas o que ele tem feito durante toda a vida é de capaz de inspirar o mundo todo. Com apenas 14 anos, em 1951, ele precisou remover um de seus pulmões. Para sobreviver, os médicos realizaram transfusões de sangue em James:

Homem doa sangue

“(Meu pai) disse que eu tive 13 unidades de sangue e minha vida foi salva por pessoas desconhecidas”, explicou à CNN.

Promessa:

Como ele foi salvo graças à doadores de sangue, decidiu que a partir desse dia faria o mesmo. Quando ele começou essa prática, a Austrália vivia uma crise, com muitos bebês nascendo mortos ou com danos cerebrais. Os médicos descobriram que uma doença do sangue estava fazendo com que o sistema imunológico das mães grávidas atacasse seus filhos antes do nascimento.

Pouco depois, após pesquisas, os especialistas perceberam que um anticorpo específico poderia salvar esses bebês. E adivinha qual doador tinha esse anticorpo? Isso mesmo, James! Ele foi abordado pelos médicos em 1960 e rapidamente concordou em participar do Programa Anti-D. Ele era um esforço de pesquisa dedicado a salvar esses bebês em risco. James continuou doando sangue toda semana até esse ano.

Anúncios

Homem doa sangue

“Seu sangue é realmente usado para fazer um medicamento que salva vidas, dado a mães cujo sangue corre o risco de atacar seus bebês em gestação. Cada lote de Anti-D que já foi feito na Austrália veio do sangue de James. E mais de 17% das mulheres na Austrália estão em risco, então James ajudou a salvar muitas vidas ”,  disse à CNN Jemma Falkenmire, do Serviço de Sangue da Cruz Vermelha Australiana.

Homem doa sangue

Fim das doações

Foram cerca de 2,4 milhões de vidas salvas. Agora, ao chegar aos 81 anos, idade máxima para doação no país, realizou sua última doação nesse mês de maio. Seu desejo? Que outras pessoas continuem fazendo o que começou. Que mais pessoas entendam a importância desse ato e se inspirem na história de James.

Foto: Reprodução/ Facebook

Fonte: Liftable

Anúncios

Super Humanos

Este homem estendeu um tapete vermelho no chão para as pessoas. Veja as reações!

Publicado

em

Imagine só você caminhando pela rua e, de repente, um homem desconhecido estende um tapete vermelho para você, como se fosse uma estrela de cinema.

Em Belfast, na Irlanda, o TikToker Alan Wallace faz exatamente isso com estranhos, e o mais legal é ver as diferentes reações de cada um. (Assista ao vídeo no final da matéria).

Alguns fazem um desfile de moda, outros dançam, andam de skate e até dão cambalhotas. Também tem aqueles que ficam um pouco tímidos, mas não deixa de ser especial.

Alegria e animação contagiante

A reação genuína das pessoas que passaram pelo tapete vermelho é contagiante.

Todos sorriam ao ver a simplicidade e alegria daquele momento.

Anúncios

Um trabalhador da construção civil mostrou todo o charme e andou como se estivesse em um desfile muito importante de Paris, enquanto outra mulher deu um show nos passos de hip-hop.

Clique e veja o vídeo!

Comentários da web  

As respostas ao vídeo foram igualmente empolgantes. Muitos internautas comentaram como aquela dose de alegria os animaram em momentos difíceis.

Um usuário disse: “Tive um dia péssimo e isso realmente me animou”.

“Prova de que coisas simples podem proporcionar muita alegria! Alegria contagiante com isso! Mais por favor!” comentou outro.

Anúncios

Um terceiro ainda escreveu: “Adoro a forma como todos reagem, mas especialmente os idosos. Muitas vezes são solitários e esquecidos. Eles vão pensar nisso com um sorriso por muito tempo”.

A felicidade está nas pequenas coisas 

Essas cenas nos fazem refletir que se divertir e alegrar alguém não requer um grande esforço.

Às vezes, nos perdemos em pensamentos e preocupações do dia a dia, e esquecemos que a felicidade pode ser encontrada nas pequenas coisas da vida.

Fonte

Anúncios
Continue lendo

Super Humanos

Gari do Alemão publica livro e recebe convite para palestrar em Harvard.

Publicado

em

Valdeci Boareto, é gari há 27 anos de uma escola municipal em Ramos, Zona Norte do Rio de Janeiro. Foi durante a pandemia que teve a ideia de rascunhar sua história as ruas.

Agora, ele foi convidado para palestrar em Harvard, uma das universidades mais renomadas do mundo!

Eu, escritor.

Na Bienal de 2023, quando acompanhou a excursão dos alunos da Escola Municipal Manuel da Nóbrega, ele lançou um livro.

“Comportamento que te salva – A vida sob o olhar de um gari que só quer respeito”, é o título do livro de Valdeci. A obra ficou famosa e Valdeci recebeu o convite de estudantes brasileiros de Harvard para dar uma palestra.

Palestra em Harvard

O convite veio da 10ª edição da Brazil Conferecen Harvard & MIT, que será realizada na cidade de Boston, Massachusetts, Estados Unidos, em abril.

Anúncios

Valdeci será um dos embaixadores do programa de impacto social “Servindo Brasil”.

Aqueles que trabalham pela nossa sociedade e fortalecem a nossa democracia estão, na maioria das vezes, na linha de frente fazendo trabalhos árduos. Por mais que muitas vezes não tenham o reconhecimento, chegou a hora”, disse Eduardo Vasconcellos, copresidente do evento.

Fonte

Continue lendo

Super Humanos

Adolescentes de Moscou salvaram mais de 100 pessoas em ataque terrorista.

Publicado

em

Dois estudantes russos, foram aclamados como heróis por ajudarem no resgate de centenas de pessoas de um ataque terrorista em Moscou.

Islam Khalilov, 15 anos, e Artyom Donskoy, 14 anos, trabalhavam como atendentes de vestiário durante o evento.

Em 22 de março, homens armados invadiram o Crocus e começaram a atirar contra quem assistia a um show de rock e atearam fogo ao teatro.

Os jovens ajudaram a conduzir os participantes em fuga para longe dos corredores sem saída, trancaram as portas de manutenção e saíram pelas saídas. Eles receberam medalhas por bravura numa cerimônia realizada pelo comissário russo para os direitos da criança.

“Entendi que se não reagisse, muitas pessoas, inclusive eu, perderiam a vida”, disse Islam, segundo a BBC. 

Anúncios

Acredita-se que o ataque tenha sido perpetrado por quatro homens do Tajiquistão, país de maioria muçulmana. Uma recompensa também foi dada aos jovens no valor de 1 milhão de rublos (US$ 10.900) para agradecer.

Fonte

Continue lendo

Destaques