Quando pensamos em conversadores talentosos, é mais provável que pensemos naqueles que nos impressionam com suas percepções, inteligência e charme. No entanto, os especialistas em comunicação acreditam que, se você deseja causar uma boa impressão deve conhecer a regra 43:57.
A regra 43:57
Um estudo de 2016 sobre ligações de vendas fez um excelente trabalho ao quantificar o quanto devemos falar versus ouvir durante uma conversa. Um diretor de marketing da Gong.io analisou 25.537 chamadas de vendas usando inteligência artificial e descobriu que as interações em que o vendedor falava 43% do tempo e ouvia 57% do tempo tinham o maior rendimento de vendas.
Essa descoberta ficou conhecida como a regra 43:57.
Aqueles de nós que adoram ser prolixos podem pensar que o mundo nos ama por causa de quão bem podemos falar. Mas a pessoa sentada à sua frente tem muito a dizer e nada a faz se sentir melhor durante uma conversa do que sua atenção total.
Depois de uma boa conversa, a pessoa com quem você falou deve pensar: “Nossa, essa pessoa realmente me entende”, em vez de “Era como se eu nem existisse”.
Calma, respire fundo!
Embora o estudo tenha sido conduzido em ligações comerciais, a razão pela qual funciona também deve se aplicar a conversas sociais. Prestar mais atenção ajuda o vendedor a identificar as necessidades do cliente e faz com que ele se sinta à vontade para gastar dinheiro, pois sabe que está com alguém que entende seus interesses.
É o mesmo que uma situação social em que a pessoa com quem você fala quer saber que é valorizada e que você respeita o que ela diz.
As vezes é difícil ouvir quando você está em uma conversa divertida e tem muito a dizer. Kate Murphy, autora de “You’re Not Listening”, diz que tudo se resume a manter a calma.
“Respirações profundas são sempre boas. Elas são sempre boas. Porque… acalma aquela resposta de medo. Isso ajuda você a ficar mais centrado”, disse Murphy ao WBUR. “Mas também para desenvolver sua curiosidade. Como eu disse, faça isso mais importante ser curioso do que estar certo. E entrar em todas as conversas com essa mentalidade de como posso estar errado? Em vez de, deixe-me provar como estou certo.
A arte de ouvir
“É assim que você desenvolve ideias criativas. É como você coopera. É assim que você encontra um meio-termo, ou pelo menos uma existência pacífica”, acrescentou Murphy.
A ideia de que para ser um grande conversador é preciso dominar a arte de ouvir é um pouco contraintuitiva. Mas, se você sente que tem muito a dizer nas conversas e pode ser interessante de ouvir, imagine como isso fará os outros se sentirem bem quando você mostrar que também gosta de ouvi-los. É um ciclo virtuoso onde todos saem ganhando.












