Para esta cidade, o trânsito sem tarifa é um grande sucesso
Em Alexandria, na Virgínia, os usuários do sistema de transporte estão satisfeitos com a gratuidade nas passagens de ônibus. O grande feito veio através de Canek Aguirre, eleito para a Câmara Municipal de Alexandria. Ele queria tornar o serviço de transporte de ônibus da cidade, conhecido como DASH, gratuito.

Em 2019, quando Aguirre começou a servir no conselho, propôs tarifas reduzidas ou isenções para alguns grupos de pessoas.
“Eu estava tentando me aproximar disso, mas no fundo da minha mente eu realmente queria chegar a ônibus gratuito para todos”, diz Aguirre.
Em 2020, enquanto a pandemia se espalhava, o prefeito de Alexandria, Justin Wilson, enviou um e-mail à Câmara Municipal apresentando a ideia de eliminar as passagens de ônibus. Em uma reunião posterior realizada no Zoom, a medida foi introduzida sem problemas.
Quase dois anos depois, no entanto, os ônibus de Alexandria continuam gratuitos.

Para Dunia Esquivel, garçonete de um restaurante popular na movimentada King Street de Alexandria, o serviço gratuito é uma delícia. Ela anda de ônibus de e para o trabalho e aprecia que a cidade esteja mantendo o serviço gratuito – ao contrário de Springfield, nas proximidades, de onde ela acabou de se mudar.
O bonde pega os passageiros em um hub próximo à estação de metrô elevada, onde os ônibus DASH e os ônibus do metrô de Alexandria também param. Dos três, apenas o WMATA cobra mais tarifas.
O número de passageiros nos ônibus de Alexandria voltou a níveis quase pré-pandêmicos, não apenas por causa das tarifas gratuitas. Um redesenho do sistema de ônibus que permitiu o aumento das frequências é uma parte igualmente importante da história.












