Connect with us

Natureza Incrível

Confira 5 benefícios que os animais de estimação trazem para a nossa saúde

Published

on

 

Por que amamos tantos os nossos animais?

Para a maioria das pessoas, os bichos de estimação estão longe de ser apenas um animal que mora na casa. Eles são tratados e amados como verdadeiros membros da família.

Por isso, a perda de um animalzinho é sentida tanto, ou mais intensamente, quanto a perda de um parente humano.

Mas por que nos apegamos tanto à essas criaturas?

Filme “Marler e Eu”

Listamos aqui alguns motivos que podem explicar todos os benefícios trazidos da convivência com os pets.

Confira:

1. Eles acabam com a nossa preguiça (especialmente cachorros)

As pessoas que tem cães e andam com eles frequentemente, tendem a ser mais ativas do que aquelas que não possuem. Um estudo da Universidade do Estado de Michigan descobriu que as pessoas que caminhavam com seus amigos de 4 patas se exercitavam 30 minutos a mais por semana do que as pessoas que não tem animais em casa.

2. Eles nos mantêm saudáveis

Estudantes universitários que acariciavam um cachorro tinham níveis mais altos de IgA, um anticorpo que combate uma infecção encontrada nas membranas mucosas, do que aqueles que acariciavam que não tinham esse hábito.

Na Universidade de Wisconsin School of Medicine e Saúde Pública, os pesquisadores descobriram que uma criança em risco de desenvolver alergias respiratórias ou asma era menos provável que tenha sintomas como eczema e chiado se a criança tivesse vivido em uma casa com um cachorro desde a infância.

3. Eles nos ajudam a curar

Possuir um animal de estimação tem sido associado a uma recuperação mais rápida entre pessoas que tiveram ataques cardíacos e com a redução da pressão arterial elevada causada pelo estresse.

Atividades e terapias com cavalos, como cavalgar, cuidar e interagir com cavalos são benéficos para tudo, desde autismo e esclerose múltipla até surdez e síndrome de Down. A Associação Profissional de Equivalência Terapêutica Internacional relata que mais de 54.000 homens, mulheres e crianças com necessidades especiais são ajudados por esse hábito.

4. Eles unem as famílias

Em muitos lares, os animais de estimação podem ajudar a suavizar as coisas entre os cônjuges em guerra ou irmãos briguentos.

Mesmo quando os membros da família mal estão falando, pelo menos compartilham os momentos juntos do animal. Catherine Clifford, mãe de três filhos, concorda. Quando seus parentes entram em uma guerra familiar, ele usa seu gato para tentar romper a tensão.

5. Eles são como um combustível de felicidade

Um trio de estudos publicados no Journal of Personality e Social Psychology , revelou que os animais de estimação fornecem muitos benefícios emocionais para os seres humanos que os amam.

O pesquisador-chefe Allen R. McConnell, Ph.D., da Universidade de Miami, resumiu as descobertas: “Especificamente, os donos tinham maior autoestima, eram mais aptos fisicamente, tendiam a ser menos solitários, eram mais conscientes, mais extrovertidos, tendiam a ser menos medrosos e menos preocupados do que as pessoas sem animais”.

Além disso, animais de estimação aumentam a produção do hormônio oxitocina, que tem todos os tipos de efeitos positivos. Ela ajuda as novas mamães a se relacionar com seus bebês, alivia a dor, reduz a pressão sanguínea e diminui os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. Também foi encontrado dito que eles ajudam as pessoas a se sentirem mais à vontade em ambientes sociais e mais confiantes.

Fonte: Live Happy

Natureza Incrível

Você já ouviu falar em ‘pet terapia’?

Published

on

Um cachorro chamado Alecrim, além de fofo, vem fazendo a alegria de crianças internadas em um hospital do Pará.

O cãozinho está auxiliando crianças internadas no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) em Ananindeua, na região metropolitana de Belém.

A visita do cãozinho diminui o medo e a ansiedade dos pacientes durante o tratamento.

“Fiquei muito alegre. Ele me abraçou e eu abracei ele. Queria levar para a minha casa”, disse o menino Gabriel Pereira, de 8 anos, que está há um mês internado por causa de uma queimadura.

Mais de 10 crianças, incluindo em tratamento por causa de queimaduras, receberam a visita do cão Alecrim em uma sessão de ‘Pet Terapia’.

O projeto teve início este mês no hospital que é referência no Pará em diferentes complexidades clínicas com atendimento pelo Sistema Único de Saúde.

Com esse novo formato de terapia, a ideia é tirar essas crianças e seus acompanhantes do ambiente da internação e usar esse elemento terapêutico para diminuir sentimentos como medo, ansiedade e até quadros depressivos”, afirmou a coordenadora do Escritório de Experiência do Paciente, Roberta Kelly.

Fonte

Continue Reading

Natureza Incrível

Elefante bebê se torna animal de estimação de sua salvadora.

Published

on

Um filhote de elefante chamado Moyo, com apenas alguns dias de vida, estava se afogando quando tentava atravessar um rio. Ele foi salvo por Roxy que se tornou amiga inseparável do animal.

Moyo foi salva de se afogar com apenas alguns dias de vida, depois de ter sido lavada pelas águas turbulentas do rio que tentava atravessar com sua manada.

Veja também:

Ela acabou então sendo deixada para trás pelos elefantes mais velhos, mas, felizmente, guardas florestais a encontraram no momento em que um bando de hienas a havia cercado.

Ela foi então levada para o santuário de animais ‘Wild Is Life‘, no Zimbábue, onde se tornou muito apegada à sua fundadora, Roxy.

Tão apegada, mas tão apagada, que ela não é sequer capaz de a deixar fora da sua vista.

Fonte

Continue Reading

Natureza Incrível

Última SuperLua do ano ilumina o céu em várias partes do mundo

Published

on

A última superlua do ano foi vista nesta quinta-feira (11), em vários lugares do planeta.

Um presente da natureza pata quem consegiu contemplar a majestosa no céu.

Chamada de Superlua Esturjão, o fenômeno iluminará o céu por três noites, de acordo com a Nasa.

Cidade de Cambrai, na France, nesta quinta-feira (11) de agosto de 2022. — Foto: REUTERS/Pascal Rossignol

No total, 2022 teve três superluas; além desta de agosto, o fenômeno ocorreu em junho e em julho, chamadas de Lua de Morango e Lua dos Cervos, respectivamente.

Em Porto Alegre, nesta quinta- feira, 11 de agosto de 2022. — Foto: EVANDRO LEAL/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO

O termo “superlua” foi utilizado pelo astrólogo Richard Nolle em 1979. O termo é usado designar uma lua nova ou cheia que ocorre quando o astro está a 90% do perigeu. E consequentemente mais próxima da Terra.

Mais um espetáculo da Natureza Incrível!

Fonte

Continue Reading

Destaques