
Como criar filhos mentalmente fortes?
Uma das melhores maneiras de aumentar a esperança e a força mental nos filhos é equipar as crianças com habilidades para lidar com os inevitáveis solavancos da vida.

Aqui estão 10 delas. Aproveite!
1. Evite o pessimismo
O pessimismo infundado corrói a esperança, e é por isso que é importante ajudar as crianças a vencer a negatividade antes que ela se torne um hábito. Incentive-os a interromper os pensamentos negativos.
2. Use palavras esperançosas
As palavras têm um grande poder. Use frases como: “Consegui isso!”, “amanhã será outro dia” ou “Vou ficar bem” para usar em tempos difíceis.
Seja você em primeiro lugar grato pelo que tem e repita isso para que seus filhos se sintam agraciados. “Eu tenho o que é preciso!” Eis um bom exemplo.
3. Ensine brainstorming.
Crianças esperançosas não evitam problemas. Eles encaram de frente porque aprenderam que os problemas podem ser resolvidos.
Explique com simplicidade que ela pode parar e pensar em soluções para aquele problema, depois escolher uma e tentar resolver. Com paciência e fé.

4. Compartilhe notícias esperançosas.
Crianças esperançosas ouvem histórias esperançosas. A mídia violenta pode criar uma visão do mundo como completamente mesquinha, assustadoramente perigosa. Notícias edificantes mantêm viva a esperança das crianças.
Procure notícias inspiradoras para compartilhar com seus filhos de tempos em tempos. Institua uma revisão na hora de dormir das partes boas do dia de cada pessoa para ajudar seus filhos a encontrar o lado bom da vida.
5. Pergunte ‘e se?’
Crianças pessimistas costumam pensar em “probabilidades sombrias”, o que diminui a esperança.
Você pode perguntar: “O que poderia acontecer se você tentasse – ou não tentasse – isso? Qual é a pior coisa que pode acontecer? Qual a probabilidade disso acontecer? Qual é o resultado mais provável?”
Essas perguntas ajudam as crianças a avaliar se os resultados potenciais são realmente tão ruins quanto imaginavam. Esse conhecimento pode ser o caminho a seguir.

6. Comemore pequenos ganhos.
O fracasso repetido aumenta a desesperança, mas reconhecer até mesmo um pequeno sucesso aumenta a esperança. Redefina o “sucesso” como um ganho: uma pequena melhoria em relação ao desempenho passado devido ao esforço. Em seguida, ajude seu filho a identificar ganhos pessoais.
7. Aumente a assertividade.
As crianças que se sentem sem esperança têm dificuldade em defender-se. Aprender a assertividade, que é o ponto médio entre passividade e agressão, aumenta a esperança e a agência.
A linguagem corporal também importa. Ensine o básico da linguagem corporal confiante: “Manter a cabeça erguida ajuda você a parecer confiante. Sempre olhe a pessoa nos olhos.”
8. Espiritualidade e um coração agradecido podem dar à criança uma mente forte e cheia de esperança.
Crianças esperançosas agradecem. Um estudo descobriu que as pessoas que mantêm diários de gratidão se sentem mais esperançosas com suas vidas em apenas 10 semanas.

9. Faça o bem à outras pessoas.
À medida que os infortúnios aumentam, a desesperança pode se instalar. Mostrar às crianças que elas têm o poder de fazer a diferença na vida dos outros inspira esperança e aumenta a auto-eficácia.
10. Nunca se esqueça que você está no comando.
Expresse amor e carinho sempre. Mas, tome as rédeas porque as crianças precisam de adultos seguros para se sentirem seguras e saberem que podem crescer com tranquilidade, mesmo que isso não seja tão consciente assim.
